Brasília 62 anos: a cidade que acolhe, inspira e abraça todos os povos

bernadetealves.com
Brasília 62 anos: Palácio do Itamaraty e Congresso Nacional


A capital federal completa 62 anos neste 21 de Abril. Hoje é dia de celebrar esta cidade maravilhosa, única, que acolhe, abraça todos os povos e nos inspira desde sua criação. Uma obra de arte transformada cidade pela garra de JK em apenas 3 anos e 11 meses.

bernadetealves.com
Memorial JK em homenagem ao fundador de Brasília

Ela que surgiu de um sonho, hoje vivido por milhares de pessoas. Viva a capital da esperança, viva os nascidos aqui e viva quem cuida e ama Brasília. Sua história é escrita por cada pessoa que ao longo do tempo a transformou em palco de conquistas e glórias.


É um orgulho ser mãe de dois brasilienses. Agradeço à cidade que me acolheu em 1985. Aqui cresci profissionalmente e conquistei amizades sólidas. Brasília me deu muitos aprendizados e me oportunizou, também, trabalhar pelos interesses de nossa coletividade. Convivi e convivo com os desbravadores que nos adotaram como legítimos filhos mesmo sabendo que viemos de outros rincões.

bernadetealves.com
Brasília 62 anos: Catedral Nossa Senhora Aparecida, símbolo de fé e esperança

Parabéns Brasília, cidade magnífica para se viver e trabalhar. Ar purificado pela arborização tão bem cuidada pela Novacap, vegetação única e belíssima do cerrado que proporciona uma qualidade de vida maravilhosa.


A capital do país acolhe os povos do mundo como se filhos fossem. Um lugar Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade-Arte que registra a bravura, o suor e a força de todos que fizeram sua história aqui, desde a construção até os tempos atuais. A cidade projetada junta o Brasil inteiro em um só quadrado, no Planalto Central.

bernadetealves.com
Museu da República em Brasília

Cada cantinho desta senhora futurista, moderna e inspiradora, revela uma história e emoldura nossas vidas e nos faz florescer. É linda desde a alvorada até o entardecer.


Brasília é também o berço de muitos artistas, músicos, arquitetos, engenheiros e todas as pessoas que desejam viver do suor de seu trabalho.

bernadetealves.com
Palácio do Planalto – Sede do Governo Federal – Brasília


A capital do Brasil carrega mistérios

  • Também voa, mas não é avião. Poderia ter sido borboleta como queria Lúcio Costa.
  • As primeiras menções ao nome da cidade datam de 1822, mas Brasília só começou a ser construída em 1956, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.
  • O Parque da Cidade é o maior parque urbano de toda América Latina. Maior que o famoso Central Park.
  • O Céu de Brasília é o nosso mar
  • A arquitetura é um museu a céu aberto.


Quem vive aqui se apaixona de cara e não a troca por nenhuma outra.

bernadetealves.com
Brasília 62 anos: Plano Piloto – Asa Norte

Após um longo período de incertezas provocado por uma doença terrível, o sorriso voltou a estampar nossos rostos e com mais segurança podemos celebrar este dia tão especial para a Capital da Esperança, para a TV Brasília e para o Correio Braziliense, que surgiram em 1960.

Programação de aniversário de Brasília

Exposição virtual “Brasília Museu Aberto”, com projeções no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, nesta quinta-feira, das 19h às 22h.


O projeto artístico, com curadoria de Danielle Athayde, traz uma seleção de obras do Museu da República e do Museu de Arte de Brasília, com obras de Di Cavalcanti, Cícero Dias e Anita Malfati,Tarsila do Amaral e Roberto Burle Marx, entre outros que deixaram sua marca no movimento modernista brasileiro. Da cena artística brasiliense estão Paulino Aversa, Camila Soato, Roger Regner e Lui Rodrigues. Uma oportunidade de valorizar ainda mais a cidade e sua riqueza cultural.

A Associação dos Músicos e Artistas Populares do DF e Entorno (ASMAP DF E) gravou o especial “Festival Brasília 62 Anos”, que será transmitido pelo canal da associação no Youtube, nesta quinta (21), às 17h. Dentre os artistas participantes, estão Alisson e Ariel, Duda Martins, Galã do Piseiro, Lia Almeida, Patrícia Rezende e Roni e Ricardo.


Para os apaixonados por tango, tem o “Brasília Tango Festival”, no Hotel Golden Tulip às 20h e no Espaço Providência na 601 Sul às 22h. O evento é gratuito e vai até dia 24.


O Clube do Choro recebe a segunda edição do Encontro Internacional de Choro (Eicho). Em formato híbrido, e com programação gratuita, o evento oferece shows, rodas de conversa e oficinas, entre outras atividades. Entre as atrações, estão a brasiliense Ellen Oléria, o violinista francês radicado no Brasil Nicolas Krassik com Gian Correa, e os DJs Tamara Maravilha, e Pezão e Barata.

bernadetealves.com
Brasília 62 anos: Plano Piloto – Asa Sul


Como forma de incentivar a cadeia produtiva do café na região do Distrito Federal, e o universo de produtos que fazem parte do consumo, o CasaPark realiza a primeira edição do Coffee Brasília. O evento, com entrada gratuita, acontece nesta quinta-feira e vai até domingo (24), com uma programação que se estende por toda a estrutura do shopping.


Produtores, fornecedores e empreendedores locais participam de uma feira, com estandes de produtos, além de oferecerem atividades como palestras e degustação. Durante o evento, os visitantes também podem agendar uma visita guiada às principais fazendas produtoras de café do DF.

No Varandão do Pátio Brasil, hoje, sexta e sábado, das 12h às 22h, acontece a Feira de Cerveja Artesanal “Beba do Quadrado”. São mais de 70 torneiras de chopes e música ao vivo, todos os dias.


Mostra de cinema em homenagem à Semana de arte Moderna no CCBB, até 8 de maio. A retrospectiva cinematográfica reúne cerca de 50 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, produzidos de 1922 a 2021, de Roraima ao Paraná. São obras raras, em 35 e de 16 milímetros, que trazem uma reflexão sobre como a “Semana de 22” influenciou a cultura e o cinema brasileiro. A entrada é gratuita nos dias úteis. Nos fins de semana, os ingressos custam R$ 5.

Maratona de filmes no Cine Brasília com entrada gratuita


Na sexta-feira (22), o Cine Brasília completa 62 anos. Para comemorar, o cinema realiza uma maratona, com entrada gratuita, com seis filmes considerados marcantes na história da sala de projeções. As sessões começam às 10h e seguem até as 21h.


Entre os filmes, estão o primeiro projetado na sala, a comédia “A Canoa Furou”, e a primeira produção do DF a conquistar o principal prêmio do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, “Louco por Cinema”, de André Luiz Oliveira, lançado em 1996 (veja abaixo outros filmes exibidos).


No Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Estacionamento da Arena BRB, acontece o festival “Samba Prime”, dia 23, sábado a partir das 14 horas, com a presença de Sorriso Maroto, Dilsinho, Ferrugem, Tiee,Di Propósito, Menos é Mais e Akatu na programação.

Fotos: Arquivo Pessoal, Reprodução, Setur/DF, Pedro Ventura e Manoel Almeida