Dia da Terra: expressão de energia universal que acolhe e sustenta

bernadetealves.com
Dia da Terra: cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde do nosso planeta

O Dia da Terra vem nos lembrar de um compromisso que precisamos firmar em nossas vidas, para o bem da humanidade e da Mãe Natureza. A natureza é uma expressão de energia universal. Como seres humanos somos parte dela ao mesmo tempo em que ela é parte de nós.


Nosso planeta está enfrentando uma tripla crise planetária: distúrbio climático, natureza e perda de biodiversidade, poluição e desperdício. Isso está ameaçando o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo.


Os alicerces de uma vida feliz e saudável
– água limpa, ar fresco, clima estável e previsível – estão em desordem, colocando em risco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Apesar de tudo ainda há esperança. Juntos podemos enfrentar desafios monumentais. E o direito a um ambiente saudável está ganhando força. Mas precisamos fazer muito mais e rapidamente para evitar uma catástrofe climática.

Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no dia da Terra.


O dia 22 de abril foi determinado como sendo o Dia Internacional da Mãe Terra, ou o Dia da Terra, através de uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 2009. A data serve para incentivar governos de países, órgãos da ONU, sociedade civil, organizações não-governamentais e demais entidades a desenvolver consciência sobre a importância de preservação do meio ambiente.


O Dia da Terra surgiu em 1970, quando o então senador americano Gaylord Nelson convocou um grande protesto nos Estados Unidos para aumentar a visibilidade de problemas como a poluição ambiental.

O 22 de abril é uma oportunidade de refletir sobre como a humanidade vem tratando o planeta. Temos apenas uma Mãe Terra. Por isso devemos fazer tudo o que pudermos para protegê-la.


Fotos: Reprodução