Desembargador José Cruz Macedo é o novo presidente do TJDFT

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva, ministro Dias Toffoli, Des. Neiva, Fabiana Costa e Paco Britto na cerimônia de posse da administração do TJDFT para biênio 2022/2024


O desembargador José Cruz Macedo tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), na sexta-feira dia 22/4 para biênio 2022/2024.


O ministro do STF, Dias Toffoli, o presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Júnior, a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa, e o vice-governador do DF Paco Britto, participaram da cerimônia.


Ao passar o comando do TJDFT para Cruz Macedo, o ex-presidente, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, disse que o tribunal precisou se reinventar durante a pandemia, elogiou o trabalho dos juízes de primeiro e segundo graus nesse período e destacou a capacidade dos novos dirigentes.

bernadetealves.com
Ministro Dias Toffoli, do STF, na cerimônia de posse do Desembargador José Cruz Macedo na presidência do TJDFT


“Essa é a primeira reunião presencial presidida por nós nessa Corte. Vamos transferir a administração da Justiça para quatro colegas de primeira qualidade, juízes experientes, juízes que, além do preparo intelectual, tem o preparo de cidadão conhecedor dos problemas, das dificuldades e das obrigações a cumprir”, afirmou.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse do Desembargador José Cruz Macedo na presidência do TJDFT para biênio 2022/2024


Também tomaram posse os desembargadores José Jacinto Costa Carvalho,como Corregedor da Justiça do DF, Angelo Canducci Passareli, como 1º Vice-Presidente e Sérgio Xavier de Souza Rocha, como 2º Vice-Presidente do TJDFT.


Eleito para presidir a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios pelos próximos 2 anos o Desembargador José Cruz Macedo assumiu o comando do TJDFT um dia antes do seu aniversário, de 64 anos.

bernadetealves.com
Des Gonzaga Neiva passa a presidência do TJDFT para Des Cruz Macedo


O novo presidente do TJDFT disse ter uma enorme missão à frente: “O tribunal é prestigiado com o maior selo de qualidade, no grau diamante. É o tribunal que tem o título de excelência, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça, graças ao trabalho de nossos magistrados, servidores e administradores.”

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva Júnior, presidente da OAB-DF, na cerimônia de posse do Desembargador José Cruz Macedo na presidência do TJDFT, biênio 2022/2024

Cruz Macedo falou sobre a importância do Poder Judiciário durante momentos de crise, como foi durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19: “Nos trouxe a certeza de que a Justiça não pode parar porque o Poder Judiciário é o porto seguro e democrático no qual os cidadãos buscarão abrigo.”

bernadetealves.com
Desembargador José Cruz Macedo toma posse na presidência do TJDFT para biênio 2022/2024


Natural de Mauriti, região Sul do interior do Ceará, José Cruz Macedo iniciou a faculdade de Direito em Fortaleza (Universidade Federal do Ceará), tendo concluído os estudos em Brasília, na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF, no ano de 1981. Após atuar como advogado por 21 anos, ocupando ainda o cargo de Conselheiro da Ordem dos Advogados, e acumular 2 anos de atuação na Defensoria Pública do DF, ingressou no Judiciário local por meio de vaga destinada à Advocacia, pelo quinto constitucional, sendo nomeado desembargador em 18 de dezembro de 2002.


No TJDFT, integrou a 4a. Turma Cível por 14 anos, se afastando de lá apenas para ocupar a Corregedoria da Justiça do DF no biênio 2016 – 2018. Antes, foi nomeado Ouvidor Substituto do TJDFT, em 2003, e ocupou o cargo de Vice-Presidente e Corregedor do TRE/DF, no biênio 2014 – 2016.

bernadetealves.com
Des. José Jacinto Costa Carvalho toma posse como Corregedor do TJDFT

Desembargador José Jacinto da Costa Carvalho, Corregedor da Justiça, é natural de Santa Helena do Goiás. É Bacharel em Direito pela FADISC – Faculdades Integradas de São Carlos (SP), com especialização em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília. Tomou posse no TJDFT como Juiz de Direito Substituto em 4 de abril de 1984. Antes de ingressar no Judiciário, atuou como advogado por aproximadamente 5 anos e foi membro do MPDFT por mais 1 ano.


No Judiciário, foi promovido por merecimento a Juiz de Direito, em outubro de 1991, e tomou posse como Desembargador da Justiça do DF em 19/02/2004. Foi 2° Vice-Presidente do TJDFT no biênio 2016-2018, Membro Suplente do TRE/DF, no biênio 2018- 2020, e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente e Corregedor daquela Corte Eleitoral.

bernadetealves.com
Paco Britto, vice-governador do DF na cerimônia de posse do Des. José Cruz Macedo na presidência do TJDFT


Desembargador Angelo Canducci Passareli, 1º vice-presidente, é natural do Distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado (SP) e formado pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia (GO). Antes de ingressar na magistratura do DF, em 1989, como Juiz de Direito Substituto, exerceu os cargos de Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais (1983-1985) e Procurador do Estado de São Paulo (1985-1989).

bernadetealves.com
Des. Angelo Canducci Passareli, toma posse como 1º Vice-Presidente do TJDFT

No Judiciário do DF, foi promovido a Juiz de Direito, em 1992, tomando posse como Desembargador do TJDFT, em dezembro de 2006. Também foi Juiz Titular do TRE-DF e Ouvidor-Geral daquela Corte Eleitoral. Atualmente integra a 5a. Turma Cível do TJDFT.

bernadetealves.com
Des. Sérgio Xavier de Souza Rocha, toma posse como 2º Vice-Presidente do TJDFT


Desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha, 2º vice-presidente, é paranaense e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Ingressou na magistratura do DF como Juiz de Direito Substituto em novembro de 1998, tendo sido promovido a Juiz de Direito em maio de 2001, quando assumiu a titularidade do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília.


Em setembro de 2008, foi promovido a Desembargador do TJDFT, integrando, atualmente, a 4a. Turma Cível. Acumulando as funções de magistratura e magistério, foi professor de Direito Processual Civil no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, na Faculdade Fortium – Centro de Estudos Jurídicos de Brasília e na escola ATAME de Brasília.


Fotos: OAB/DF e Reprodução