Salve, São Jorge: o Santo Guerreiro intercessor eficaz contra as mais diversas doenças

bernadetealves.com
São Jorge – o Santo Guerreiro que é intercessor eficaz contra diversas doenças

São Jorge é um dos santos com maior devoção no Brasil. Isso é notório com a presença dele em letras de música, sambas-enredo e em outros elementos culturais. Religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, também veneram São Jorge – ali ele tem outro nome: Ogum. Os escravos trouxeram para o Brasil a cultura africana e suas religiões.


Católicos, anglicanos, cristãos ortodoxos, ortodoxos orientais também celebram São Jorge, o Santo Guerreiro. Ele é padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

bernadetealves.com
Salve, São Jorge, o guerreiro celebrado em 23 de abril

Conta a história que Jorge, nascido em 275, morava na Capadócia, hoje Turquia, e era um alto comandante do exército romano. Depois de ver a crueldade com que o imperador tratava os cristãos, Jorge se rebelou. Foi preso e torturado, mas passou a ter cada vez mais fé nas palavras de Jesus Cristo. Morto pelo império romano, foi tornado santo.


Santos Guerreiros são aqueles que compartilham de um tema comum: um soldado do Império Romano que se tornou cristão descobre que a sua nova religião conflita com as práticas religiosas das forças militares romanas. Ao se recusar a participar dos rituais de lealdade ao imperador, o santo dava causa para castigos corporais que podiam escalar até a tortura — que milagrosamente podia não afetá-lo — e mesmo assim ele não nega a sua fé e acaba martirizado. Um outro epíteto comum para este tipo de santo era “atleta de Cristo”.


Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução. Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca.

bernadetealves.com
São Jorge: o Santo Guerreiro celebrado por católicos, anglicanos, cristãos ortodoxos, ortodoxos orientais e religiões de matriz africana

O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações para quem São Jorge é o santo patrono. Entre os países que comemoram a data, destacam-se o Reino Unido, Portugal, Geórgia, Bulgária e pelos Goranis. No Reino Unido, o Dia de São Jorge é também o Dia Nacional. Os búlgaros consideram o Dia de São Jorge como mágico e creem que todos os feitiços malignos podem ser quebrados.

São Jorge é um dos 14 Santos Auxiliares (intercessores eficazes contra as mais diversas doenças). Os outros são Santo Acácio, Santa Bárbara, São Brás, Santa Catarina de Alexandria, São Cristóvão, São Ciríaco, São Denis, Santos Erasmo, Santo Eutásquio, Santo Egídio, Santa Margarida de Antióquia, São Pantaleão e São Vito.


Lenda do Dragão


A sua imagem de jovem guerreiro, montado no cavalo branco e enfrentando um terrível dragão, obviamente reporta às várias lendas que narram esse feito extraordinário. A maioria delas diz que uma pequena cidade era atacada periodicamente pelo animal, que habitava um lago próximo e fazia dezenas de vítimas com seu hálito de fogo que oprimia o povo. Para que a população inteira não fosse destruída pelo dragão, a cidade lhe oferecia vítimas jovens, sorteadas a cada ataque.


Certo dia, chegou a vez da filha do rei, que foi levada pelo soberano em prantos à margem do lago. De repente, apareceu o jovem guerreiro que fez o sinal da cruz, e ao combater o dragão, venceu com uma lança salvando a princesa. Jorge transformou o temido dragão em dócil cordeirinho, que foi levado pela jovem numa corrente para dentro da cidade. Ali, o valoroso herói informou que vinha da Capadócia, chamava-se Jorge e acabara com o mal em nome de Jesus Cristo, levando a comunidade inteira à conversão. Jorge recebeu muitos bens e distribuiu tudo para o povo.


O significado seria que o dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso Santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.


Morte de São Jorge

bernadetealves.com
Representação da morte de São Jorge

O soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano.


Oração a São Jorge


Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge.
Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não me peguem,
tendo olhos não me enxerguem
e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.

Armas de fogo o meu corpo não o alcançarão,
facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar,
cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua Santa e Divina Graça,
Virgem Maria de Nazaré, me cubra com o seu Sagrado e divino manto, me protegendo em todas minhas dores e aflições,

E Deus com a sua Divina Misericórdia e grande poder, seja meu defensor, contra as maldades de perseguições dos meus inimigos,


Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
me estenda o seu escudo e as suas poderosas anulas,
defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza,
do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas sua más influências,
e que debaixo das patas de seu fiel ginete,
meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós,
sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa prejudicar.

Assim seja com o poder de Deus e de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

Amém.


Fotos: Reprodução