Antônio Matias recebe homenagem do Senac pela contribuição no desenvolvimento socioeconômico de Brasília

bernadetealves.com
Antônio Matias recebe importante homenagem do Senac do Distrito Federal

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac-DF, da 903 Sul, agora se chama Centro de Educação Profissional Antônio Matias, em homenagem ao empresário Antônio Matias, um dos pioneiros mais atuantes no Distrito Federal. Além de contribuir com o progresso de Brasília ele semeia a solidariedade e distribui conhecimento por meio das centenas Bibliotecas do Saber instaladas no DF.


Atributos que lhe credencia a ceder seu nome para uma importante escola de vida que é o Senac. A trajetória profissional de Antônio Matias serve de inspiração para esta e as futuras gerações.

bernadetealves.com
Senac da 903 Sul passa a se chamar Centro de Educação Profissional Antônio Matias

A cerimônia aconteceu no dia 26 de abril e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, da diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, do diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo, da esposa do homenageado Iza Matias, dos empreendedores Raphael Matias, Phelipe Matias, presidentes de sindicatos, representantes de entidades de classe, empresários, jornalistas, amigos e familiares.

bernadetealves.com
José Aparecido Freire, Karine Câmara, Antônio Matias, Iza Matias e Valcides Araújo, durante homenagem do Senac ao empresário pioneiro Antônio Matias

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, agradeceu o pioneiro Antônio Matias por sua luta pelo desenvolvimento social e econômico do Distrito Federal. “É um dos maiores empresários de Brasília e de todo o Brasil: um empreendedor nato, sempre solidário e de muito sucesso. Chegou em Brasília para fazer história. Antônio Matias não deixou sua marca apenas como empresário, mas também no mundo sindical. É com muito orgulho e felicidade que hoje, o nome Antônio Matias ficará marcado para a eternidade na unidade mais antiga do Senac do Distrito Federal”, disse o presidente Freire.

bernadetealves.com
Senac da 903 Sul passa a se chamar Centro de Educação Profissional Antônio Matias

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, enalteceu o espirito empreendedor e solidário do pioneiro Matias. “Um dos maiores pioneiros da nossa capital. Chegou jovem e com muita perseverança. Iniciou o seu legado degrau por degrau, acreditando sempre em seu sonho. Hoje, ele tem mais de 2 mil funcionários, sendo um grande exemplo de batalha e de coragem. Um orgulho para todos que convivem com ele”.

bernadetealves.com
Karine Câmara, diretora regional do Senac-DF, homenageando o empresário pioneiro Antônio Matias

Karine disse que o Senac está passando por um processo de revitalização, para trazer, cada vez mais, inovação para dentro da instituição, um reflexo da “administração do presidente José Aparecido, um homem jovem e empreendedor, que tem feito a diferença em todo o sistema”.

bernadetealves.com
Valcides de Araújo Silva, diretor do Sesc-DF durante homenagem que o Senac prestou ao pioneiro Antônio Matias

O diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva, disse que a trajetória de Matias se confunde com a da construção da capital. Destacou sua coragem e perseverança para atingir o êxito. “Na minha visão, a história de vida de Antonio Matias é um exemplo para todos os jovens. Ele chegou aqui em 1959, um pioneiro. Enfrentou tudo com coragem porque o sonho de vencer sempre foi maior que as dificuldades”.

bernadetealves.com
O homenageado Antônio Matias com o filho Phelipe, Matias, a esposa Iza, a nora Carolina e o filho Raphael Matias

Antônio Matias nasceu em Coremas, município da Paraíba. Na infância trabalhava com o pai, a mãe e os 18 irmãos em uma pequena fazenda até que em 1959 foi tocado pelo apelo do presidente Juscelino Kubitschek e colocou na mala alegria, fé e esperança.


Passou muitas dificuldades e nem por isso desistiu de melhorar de vida. Seu primeiro emprego foi no Auto Posto Cascão, localizado no Núcleo Bandeirante.


Decidido, corajoso e prestativo ganhou confiança do seu chefe e foi subindo de posição até chegar a gerente de um posto de combustiveis na 105 Sul, inaugurado no dia 21 de abril de 1960.


Antônio Matias foi acolhido por Brasília e aqui construiu sua morada e sua fortuna. Ele é dono de uma construtora, imobiliária, restaurantes, hotéis, motéis,e lojas de conveniência. Matias é um dos quatro sócios da rede Cascol, que possui 77 postos em todo o Distrito Federal.


Com o tempo tornou-se um líder. Foi um dos fundadores do Sindicombustíveis, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. Foi vice-presidente da Fecomércio e por 8 anos participou dos conselhos do Sesc e do Senac. Faz parte da diretoria do Sindivarejista, da Associação Comercial do DF e do Sindicato da Indústria da Construção Civil.

bernadetealves.com
Empresária Iza Matias com os filhos Phelipe Matias e Raphael Matias, durante a homenagem do Senac ao desbravador Antônio Matias

O pioneiro Antônio Matias, tem 4 filhos e 6 netos e é casado com a empresária Iza Matias, uma mulher de fé que espalha esperança e contribui muito com as causas sociais.


O empresário Antônio Matias agradeceu a honrosa homenagem do Senac em ter seu nome eternizado em um Centro de Educação Profissional. Emocionado, falou sobre como superou os obstáculos e que hoje tem orgulho da pessoa que se tornou.

bernadetealves.com
Antônio Matias recebe homenagem do Senac por sua contribuição no desenvolvimento socioeconômico de Brasília

“Em meus primeiros meses de trabalho, dormia em uma caixa d’água vazia, que ficava no empreendimento. Sem medo de trabalhar, fui subindo de cargos, até virar sócio da rede de postos”, contou o homenageado.

bernadetealves.com
Valcides Araújo, do Sesc, Antônio Matias, Karine Câmara, do Senac e José Aparecido Freire,da Fecomércio, durante homenagem do Senac ao pioneiro Antônio Matias
bernadetealves.com
Senac da 903 Sul passa a se chamar Centro de Educação Profissional Antônio Matias

Fotos: Comunicação Senac-DF