PCDF entrega medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

O diretor-geral da PCDF, Delegado Robson Cândido da Silva, recebeu convidados na Delegacia Geral, no Complexo da PCDF, para a solenidade de entrega da medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira a personalidades e servidores que se destacaram no exercício da função.

Destre os agraciados estavam o governador Ibaneis Rocha, a ministra Ana Arraes, presidente do TCU, o presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, o presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr., o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Inspetor Silvinei Vasques e o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Rafael Prudente.

Os desembargadores que compõem a Administração do Tribunal de Justiça também foram agraciados: Desembargadores Angelo Passareli, 1º Vice- Presidente do TJDFT; Sérgio Xavier de Souza Rocha, 2º Vice- Presidente do TJDFT; e José Jacinto Costa Carvalho, Corregedor da Justiça do DF.

Assim como os magistrados: o Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT, Luis Martius Holanda Bezerra Júnior; o Juiz Titular do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília, Pedro Yung-Tay Neto; e o Juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, Ben-Hur Viza.

A medalha também foi entregue para os servidores do TJDFT: Assessor de Relações Institucionais, André Felipe Medeiros Carvalho; o Diretor de Secretaria de Segurança e Inteligência do Tribunal, Leonilson Silva Oliveira; o Diretor de Secretaria da 6ª Vara Criminal de Brasília, Anderson Corrêa de Paiva; e o Diretor de Secretaria da 4ª Vara Criminal de Brasília, José Antônio do Nascimento Neto.

A comenda é considerada o símbolo maior da instituição e homenageia servidores por relevantes serviços prestados à corporação e também personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da Polícia Civil do Distrito Federal.


A Medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira foi instituída em 1988, pelo Decreto nº 11.205. Posteriormente, em razão de mudanças administrativas na PCDF, foi editado o Decreto nº 24.200, de 10 de novembro de 2003, e, mais recentemente, o Decreto nº 39.793, de 30 de abril de 2019. Com a presente outorga, 1.310 pessoas já receberam a honraria.

O Delegado-Geral da PCDF aproveitou a ocasião para lembrar o trabalho dos policiais no enfrentamento à criminalidade e ressaltar a valorização da categoria pelo Executivo, nos últimos anos. “Destaco o encaminhamento da mensagem solicitando a recomposição salarial e a interlocução com a área federal para sua implementação, a implantação do plano de saúde do Policial Civil e a abertura das delegacias, que estavam fechadas”.

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha elogiou as forças de segurança do DF e agradeceu o trabalho da PCDF no combate à violência. “Tenho muito orgulho da Polícia Civil do Distrito Federal, das forças de segurança como um todo. Aqui é uma das cidades onde os índices de violência vêm caindo, o que é prova do trabalho e do empenho de todos os policiais, de todas as forças de segurança”.

“Unimos as forças com o objetivo de diminuir a criminalidade, de trazer mais segurança para as pessoas, não só a segurança efetiva, mas a sensação de segurança do cidadão”, declarou Ibaneis Rocha.

O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., falou que a Polícia Civil do DF se destaca pela qualificação e compromisso com a ordem pública. “É uma honra receber esse reconhecimento e que só demonstra a parceria que as instituições buscam manter, sempre contribuindo para o crescimento mútuo”.

A agente da Polícia Civil Marília Machado, 22 anos de corporação, é a segunda de sua família a integrar o órgão. Seu pai, falecido, também era policial e foi quem a encorajou a ingressar na carreira. “Receber essa medalha é uma grande honra para mim, que sou de uma família de policiais”, afirmou Marília.

A Polícia Civil do DF realiza um trabalho de excelência e é uma das polícias do Brasil que mais soluciona crimes de homicídio. Agraciar seus integrantes é reconhecer o esforço, abnegação e dedicação de quem zela pelos direitos fundamentais.

Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília e Roberto Rodrigues/OAB-DF