Abraço: um gesto que vale mais que mil palavras e faz bem para a saúde

Abraço é um gesto simples, porém carregado de sentimentos. Demonstra carinho, afeto, cuidado, solidariedade e está presente em todas as culturas. Um gesto que expressa muitas coisas, vale mais que mil palavras e tem poder de mudar a vida de alguém. Dada a sua importância ganhou um dia para chamar de seu: o 22 de Maio.
A data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços “gratuitos” pelas ruas de Sydney. A iniciativa ganhou o mundo e hoje as pessoas oferecem os “Free Hugs” ou Abraços Grátis pelas redes sociais.
Um abraço estabelece uma ligação saudável entre as pessoas. É bom tanto para quem dá, quanto para quem o recebe. Desde a infância, as pessoas aprendem a abraçar aqueles que lhe são próximos para transmitir emoções diversas, seja em momentos de alegria, tristeza, saudade ou, simplesmente, quando dá vontade.


Pesquisas comprovaram que o abraço traz benefícios para a saúde, pois aumenta os níveis de uma substância chamada oxitocina, que tem a particularidade de reduzir os estados de stress e ansiedade, aumentando a felicidade e o bem-estar da pessoa. Tanto é que existe a Terapia do Abraço.
No nascimento da criança, as mães que apresentam um nível mais elevado de oxitocina, têm a probabilidade de desenvolverem um comportamento de maior ligação com o bebê.
Segundo estudiosos, nos relacionamentos amorosos, um abraço melhora a relação, pois estimula a comunicação entre o casal e a compreensão dos problemas.
O sorriso abre portas, mas é o abraço que abre corações.

Para quem está passando por momentos difíceis, receber um abraço é reconfortante porque significa atenção, apoio, consolo e transmite solidariedade com o próximo.
Como disse Sérgio Vaz “Tem palavras que chegam como um abraço. E tem abraços que não precisam de palavras”.
Benefícios do Abraço

- Diminuição de riscos de doença cardíaca;
- Redução do nível dos hormônios do estresse;
- Ajuda no controle da ansiedade;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Liberação de oxitocina, o hormônio da felicidade;
- Conexão com a sua criança interior;
- Rejuvenesce, pois melhora a oxigenação do sangue;
- Promove a produção de hormônios do bem-estar, que possuem função curativa;
- Promove a empatia, pois é um ato de reciprocidade;
- Melhora a autoestima;
- Evita a depressão;
- Melhora a memória;
- Acalma e transmite segurança a bebês e crianças;
- Faz bem para o coração;
- Traz sensação de tranquilidade;
- Eleva os níveis de serotonina, o que aumenta o bom humor;
- Relaxa os músculos e libera as tensões;
- Equilibra o sistema nervoso;
- Ajuda a prevenir doenças;
- Alivia a sensação de dor.
Abrace. Não importa o tipo de abraço que você vai dar, ele vai ser capaz de trazer benefícios muito positivos para a pessoa que será abraçada e também para você
Fotos: Reprodução