Lula e Rosângela celebram o amor em cerimônia estrelada

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 76 anos, se casou com a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, 56 anos, na noite de quarta-feira, 18, na capital paulista. Durante a celebração os termômetros marcavam em média 10º C com sensação térmica de 4 º C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência.

O esperado “sim” aconteceu. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a socióloga Rosângela Silva, selaram a união. O casamento foi fechado e recebeu cerca de 200 convidados, entre familiares, amigos e famosos.
A festa foi realizada em uma casa de eventos no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo. O Espaço Bisutti é uma casa de festas chique, localizada no bairro da Vila Olímpia.
Lula chegou ao local por volta de 18h30 e usou camisa branca sem gravata e terno azul. Janja chegou uma hora depois e estava vestida lindamente por Helô Rocha e Camila Pedroza, com bordados maravilhosos feitos pelas artesãs de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó potiguar.



O vestido, chamado “Luar do Sertão”, foi elaborado em organza, na cor off white, com mangas largas, ombro a ombro, de bordados com estrelas, diferentes fases da lua,mandacarus, xique-xiques e cactos, lembrando o sertão do Rio Grande do Norte deram o tom ao vestido de casamento usado pela socióloga Rosângela Silva, a Janja, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de 18-05-2022.
A socióloga Rosângela Silva é natural de União da Vitória, cidade a 243 km da capital paranaense e localizada na divisa com Santa Catarina. Janja se mudou para Curitiba ainda na infância. Em 1990, ingressou no curso de ciências sociais na Universidade Federal do Paraná, conforme consta em seu perfil em uma rede social, e se especializou em História na mesma instituição.

Filiada ao PT desde 17 anos, a socióloga fez carreira na Itaipu Binacional a partir de 1º de janeiro de 2005 – à época, não havia concurso, e ela foi contratada por meio de análise de currículo e entrevista. Na hidrelétrica, atuou como assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável. Entre 2012 e 2016, ela atuou como assessora de comunicação e relações institucionais da Eletrobrás, no Rio de Janeiro. Em 2016, voltou à Itaipu. Deixou oficialmente a hidrelétrica em 1 de janeiro de 2020.

Entre suas pautas estão a proteção dos animais e o direito das mulheres. No último 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, ela postou: “Somos muitas, somos fortes! Na Avenida Paulista e em todo Brasil, hoje, nossa voz soou por mais respeito, igualdade e com um Brasil com muito, mas muito mais mulheres na política! Sim, nós podemos”.
Em relacionamento desde o fim de 2017, tornado público apenas em 2019, Janja foi uma das pessoas que mais participaram da vigília em frente à Polícia Federal quando Lula estava preso em Curitiba e hoje é figura central da campanha presidencial do marido.

O casal vive junto desde que o petista foi solto, em novembro de 2019, após ser detido pelo ex-juiz Sérgio Moro, que era responsável pelos processos da operação Lava-Jato em Curitiba, no Paraná. Os dois têm uma cachorra chamada Resistência.
Esse é o terceiro casamento de Luiz Inácio. Ele também foi casado com Maria de Lourdes, que morreu em 1971, e com a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, morta em fevereiro de 2017.

A pedido da noiva Janja, basicamente todos os convidados do casamento tiveram seus celulares guardados logo na entrada da festa. Os registros ficaram por conta do fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stucker.
A bênção matrimonial foi dada por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e amigo de Lula desde os anos 1970.

Lula e Janja trocaram votos religiosos tradicionais de cerimônias católicas. Na homilia dom Angélico afirmou que apenas corações apaixonados poderiam salvar o mundo de situações enfrentadas atualmente, como a guerra, a fome e o frio.

Após a celebração o casal foi para a pista de dança e agradeceu os convidados. Lula lembrou que o amor e companheirismo se manteve firme nos intermináveis dias de solidão em Curitiba. Contou que eles trocaram cartas durante os 580 dias de distância no período em que o presidente foi mantido preso. Ele disse que Janja era a sua luz e o rejuvenesceu.

Foram 580 dias e 580 cartas de Lula para Janja e outras 580 cartas de Janja para Lula. Ali, contou o presidente, muita juras de amor e promessas de compromisso. Um compromisso que se manteve forte diante de tantas dificuldades e artimanhas.

Agora, eles que são companheiros na política, na vida e no amor, podem comemorar porque a aliança mais linda se cumpriu com o matrimônio.



Desejamos que a alegria vivida naquele momento e o lindo amor entre eles se perpetue. Parabéns aos noivos. Toda felicidade para o casal Lula e Janja.

Entre os que prestigiaram os noivos estão nomes como Geraldo Alckmin e a esposa Lu, a ex-presidenta Dilma Rousseff, o cantor Gilberto Gil e sua Flora, Fernando Haddad e Ana Estela, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, Marcelo Freixo e Antonia Pellegrino, Marta Suplicy, e os governadores, Rui Costa, Paulo Câmara e Fátima Bezerra, os ex-ministros Celso Amorim e Franklim Martins, senador Jaques Wagner e a esposa Ilana, o ex-senador Lindbergh Farias.



Além deles, Paulo Okamoto, os advogados Cristiano Zanin, Valeska Zanin, Augusto de Arruda Botelho,José Seripieri Jr, Marcio Pochmann, Marco Aurélio de Carvalho, o escritor e biógrafo de Lula, Fernando Morais, Alexandre Padilha, Paulo Pimenta, Rui Falcão, Deputada Federal Rejane Dias e o marido Wellington Dias, Luiz Marinho, Claudia Troiano, secretária de Lula, e o deputado estadual Emídio de Souza.

Bela Gil e João Paulo Demasi, o humorista Paulo Vieira, o ator Antônio Pitanga e Benedita da Silva, a cantora Maria Rita, Paulo Miklos, Daniela Mercury e Malu Verçosa, a cantora Teresa Cristina, Gil do Vigor, a cantora Duda Beat, Augusto Arruda de Botelho e Ana Claudia Michels,Jude Paulla, Omar Peres, Gil Gilberto José Nogueira Junior, conhecido como Gil do Vigor, e sua mãe, Jacira Santana.


A festa estava prevista para se estender até 3h30 da madrugada, mas Lula e Janja deixaram o local pouco depois da meia noite, quando seguiram para a noite de núpcias no hotel Grand Mercure Ibirapuera, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
O casal ofereceu aos convidados uma lembrancinha com a inscrição “o amor venceu”. A peça é feita de um tecido envolto por um bastidor de artesanato, ainda traz as iniciais “J” e “L” e uma constelação composta por diferentes tipos de estrelas. O adorno decorativo poderá ser pendurado na parede.


O convite de casamento foi elaborado em papel creme, com escrita em um tom de terra, e trazia imagens semelhantes às do vestido da noiva. No topo, uma frase da canção “Aliança”, dos Tribalistas: “Ninguém mais feliz que eu e você”.
O bolo de casamento era de quatro andares, recheado com frutas vermelhas e creme de baunilha. Massa fofíssima de pão de ló e cobertura com pasta americana, trazendo as iniciais do casal.

O cardápio do buffet Contemporâneo 8076 trazia casquinha de siri com pimenta de cheiro, arroz de carne seca com manteiga de garrafa, bobó de camarão, entre outras comidas bem brasileiras.
Os convidados apostaram em looks elegantes para a festa, mas com casacos para se proteger das baixas temperaturas que atingem a capital.
Fotos: Ricardo Stuckert