OAB/DF comemora 62 anos de lutas e conquistas compartilhando esperança e alegria

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal celebrou a sua história de lutas e conquistas nestes 62 anos de existência reunindo advogadas(os) e suas famílias no Cine Brasília em noite estrelada. E não poderia ser diferente já que é uma voz pela liberdade, pelos direitos humanos e pela justiça social.

A instituição é responsável pela defesa da Constituição e dos direitos e garantias fundamentais do cidadão e zela pela qualidade da própria advocacia para que a sociedade tenha bons profissionais no exercício da profissão, de modo a garantir que este se dê de forma ética e de acordo com a melhor técnica jurídica.

O dia 25 de maio de 1960 deve ser sempre referendado porque os primeiros passos da instituição foram seguros, fortes e determinantes para que a OAB cumprisse um papel de destaque na consolidação da capital do país e porta voz da representação política de Brasília.


O seu presidente, Délio Lins e Silva Jr, recebeu os convidados ao lado do presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti. Após as boas vindas e sessões de fotos, todos foram encaminhados para a sala de cinema para um concerto com a prestigiada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro soba regência do maestro Claudio Cohen.

Um vídeo institucional contou um pouco do trabalho realizado pelos gestores e como a Casa da Advocacia vivenciou os tempos de pandemia e superou os desafios deste novo tempo. Também prestou homenagem às vidas perdidas pela Covid-19.


O presidente Délio Lins e Silva Jr. agradeceu a presença de todos e falou da alegria em poder reunir a advocacia depois de tempos inseguros e dolorosos. Disse que os desafios foram transpostos graças a sua valorosa equipe e o apoio da família.

“É uma alegria enorme estar aqui celebrando os 62 anos da OAB/DF. Gostaríamos de ter celebrado os 60 anos, no nosso primeiro ano de gestão, não conseguimos em razão da pandemia, mas o que importa é que hoje estamos aqui reunidos. Quero agradecer a advocacia, todos os nossos conselheiros e conselheiras, presidentes e diretores de subseções, membros de comissões, advogadas e advogados que não fazem parte do dia a dia da OAB/DF, mas que estão aqui presentes prestigiando o aniversário da nossa Casa”, disse Délio Lins.

O presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, parabenizou a liderança de Délio Lins em Brasília e falou da satisfação de celebrar os 62 anos de uma instituição que se destaca pelo protagonismo e respeito.

“Hoje é dia de celebrar a vida, dia de celebrar 62 anos de existência desta Seccional que tem superlativa importância no cenário da advocacia nacional. É uma seccional que a história fala por si só. É uma história de luta e resistência feita e constituída por homens e mulheres abnegados em prol das grandes pautas da advocacia”, declarou Simonetti.
O presidente Délio Lins agradeceu o apoio do presidente nacional, da Secretaria de Cultura em ceder o Cine Brasília e homenageou o maestro Claudio Cohen, advogado filiado na Seccional do Distrito Federal. A homenagem foi entregue pelo anfitrião, pelo presidente da OAB Nacional e pela conselheira e presidente da Comissão de Cultura da Seccional, Veranne Magalhães, que organizou a celebração dos 62 anos.

O maestro Cohen dividiu a honraria com os integrantes da Orquestra e deu início a uma viagem musical pela cultura brasileira, pelos clássicos do cinema e trilhas de filmes consagrados.

A família OAB usufruiu de momentos memoráveis embalada pela prestigiada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob o comando do consagrado maestro Claudio Cohen.








Após o espetáculo musical os convidados foram recepcionados com um delicioso coquetel e brindaram a atuação firme, independente e unida em prol da democracia.

O advogado Paulo Maurício Siqueira, Secretário-Geral da OAB/DF, destacou o simbolismo da comemoração em um local que também é um ícone do cenário cultural do DF. “É uma noite marcante, com uma celebração à altura dos nossos 62 anos no Cine Brasília, que é um lugar tão emblemático para a nossa Capital Federal e com a orquestra que também é tão marcante para a cultura da nossa cidade. É uma noite memorável para celebrar com música e com alegria.”

Rafael Martins, Diretor-Tesoureiro, destacou a transição da pandemia para tempos mais flexíveis e a possibilidade de comemorar e confraternizar. “É um momento muito especial para nós, que estamos saindo de uma pandemia, e celebrar com muita alegria tudo que foi conquistado ao longo desses 62 anos de história, de luta e de conquistas. Então é muito marcante comemorar com a advocacia todo esse fortalecimento.”

Roberta Queiroz, Secretária-Geral Adjunta, disse que “é um momento de união e confraternização, principalmente por ser um momento pós-pandêmico. Também é um momento para recordar a história da OAB/DF, desde o começo, os enfrentamentos e encorajamento que a OAB/DF sempre teve na construção da história de Brasília”.



A Diretora de Comunicação, Raquel Cândido, considerou o evento um sucesso, à altura do valor histórico da Seccional e da Capital Federal. “Foi uma noite de celebração, de encontros, de abraços e de muita emoção. No histórico Cine Brasília, com a esplêndida orquestra do Teatro Nacional, todos nos sentimos engrandecidos, por termos celebrado a OAB/DF com o carinho que ela merece. Que noite inesquecível!”

O advogado Délio Lins e Silva Júnior foi reeleito presidente para o triênio 2022-2024. Ele conta com o indispensável apoio da vice-presidente, Lenda Tariana; do Secretário-Geral, Paulo Maurício Siqueira; da Secretária-Geral Adjunta, Roberta Queiroz, do Diretor-Tesoureiro, Rafael Martins, dentre outros nomes de especial relevância.

Trata-se de uma gestão que prioriza a jovem advocacia, sendo uma porta aberta de oportunidades para quem deseja empreender e se sentir orgulhoso da profissão que exerce.

Os diretores, conselheiros e presidentes de comissões temáticas doam seu tempo, talento e conhecimento em prol da sociedade, na defesa da Constituição,das liberdades democráticas e da cidadania.

Viva a OAB, guardiã vigilante da Constituição e defensora ferrenha para que a Carta Magna não seja maculada ou desrespeitada. A OAB vai continuar atenta em defesa dos direitos dos cidadãos, das instituições e contra o arbítrio.
Fotos: Roberto Rodrigues e equipe de imprensa da OAB/DF