Santíssimo Sacramento é reverenciado por uma multidão em Brasília

A celebração de Corpus Christi,retomada pela Arquidiocese de Brasília, depois de 2 anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, foi retomada com a presença de milhares de pessoas em frente a Catedral, ao cair da noite do dia 16.

A Santa Missa foi celebrada pelo Arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa e concelebrada por bispos auxiliares, cerca de 200 sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas. Um total de 490 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (Mesce) serviu durante o evento.

Na homilia, Dom Paulo Cezar enfatizou sobre a definição da Eucaristia e seu significado para os cristãos. “Na Eucaristia, celebramos o ápice do amor de Cristo. Que esta celebração de hoje relembre que nós somos o Corpo de Cristo”. O Arcebispo pediu que os fiéis se envolvam na grande rede de solidariedade, para erradicar a fome no Brasil.

Entre as autoridades presentes na celebração estava o vice-governador Paco Britto, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff, os secretários José Humberto Pires (Governo) e Júlio Danilo Souza Ferreira (Segurança Pública), o diretor do Detran, Thiago Nascimento, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, embaixadores e parlamentares.

Após a Santa Missa, a imagem da Eucaristia percorreu parte da Esplanada dos Ministérios no papamóvel que foi utilizado na visita de São João Paulo II a Brasília, em 1980. O arcebispo Dom Paulo Cezar Costa abençoou com o Santíssimo Sacramento os enfermos, os governantes e as famílias.

Cerca de de 70 mil fiéis acompanharam a procissão com velas acesas em homenagem ao Santíssimo Sacramento, que significa o “corpo e o sangue de Cristo”. Ao todo, 200 sacerdotes participaram da celebração de Corpus Christi.



Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília e Reprodução TV Globo