Corpus Christi: a celebração majestosa do Santíssimo Sacramento

bernadetealves.com
Corpus Christi: celebração majestosa do Santíssimo Sacramento


O dia de Corpus Christi é uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”. Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.


A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Quem o inspirou a criação a data foi uma freira chamada Juliana Mont Cornillon, mais tarde conhecida como Santa Juliana, que teria visões que evidenciavam a ausência de uma festa litúrgica em que os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para aumentar a fé.


Outro importante motivo para sua criação, foi o milagre vivido por um padre de Boêmia, na Alemanha. Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa na cidade de Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela que escorreu até a pedra do altar.


Desde então, o Corpus Christi vem sendo celebrado no mundo inteiro na quinta-feira que sucede a oitava de Pentecostes, renovando a fé de que o Corpo de Cristo vive na Hóstia Sagrada que nos alimenta de amor e nos dá coragem.

bernadetealves.com
Corpus Christi: a celebração majestosa da Eucaristia


Corpus Christi é, portanto, uma data importante para a Igreja Católica e abraçada por pessoas de várias idades que demonstram sua fé na Eucaristia.

Segundo o Papa Francisco, “Jesus fala em silêncio no Mistério da Eucaristia, e recorda-nos que toda vez que segui-Lo quer dizer sair de nós mesmos e fazer da nossa vida não uma nossa posse, mas uma dádiva a Ele e ao próximo”.


A tradição dos tapetes de Corpus Christi

bernadetealves.com
Tapetes de Corpus Christi: caminhos da fé

Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café, sal, areia fina e grãos.


A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por onde passaria.

bernadetealves.com
Tapetes de Corpus Christi são confeccionados em Brasília neste 16 de junho de 2022


Em Brasília os tradicionais tapetes de Corpus Christi, confeccionados por fieis de diversas Igrejas do Distrito Federal, retornam após 2 anos por causa da pandemia de Covid-19, de forma majestosa em frente à Catedral de Brasília, nesta quinta-feira, 16 de junho.


Os desenhos confeccionados pelos fiéis com serragem, sal, café, barro e areia fina, mostram referências bíblicas como Jesus,do cálice de vinho, da Santa Hóstia, o cordeiro, o bom pastor.

bernadetealves.com
Tapetes de Corpus Christi retornam majestosos para celebrar a Eucaristia em Brasília


As imagens bíblicas celebram o mistério da Eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo. A obra colorida tem cerca de 130 m e vai até o palco onde ocorrerá uma missa às 17h.


Na sequencia ocorre uma Procissão Solene e Bênção no primeiro quadrilátero da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida.

bernadetealves.com
Tapetes de Corpus Christi ganham forma em frente a Catedral de Brasília


O padre Paulo Renato Pereira da Silva, Pároco da Catedral de Brasília explica o significado da celebração de Corpus Christi, o “Corpo de Cristo”. “Quando Jesus estava com os apóstolos, reunidos, ele instituiu a eucaristia e a partir daquele momento deixou de ser a celebração da páscoa judaica para ser uma nova aliança, onde ele daria a sua carne e sangue”.


Segundo o pároco uma forma de se conectar com Deus e refletir sobre a Eucaristia é olhar para dentro de si por meio da prática da oração individual.

bernadetealves.com
Tapetes de Corpus Christi surgem majestosos em frente a Catedral de Brasília

Os festejos de Corpus Christi acontecem em Brasília desde 1961 e, como celebração arquidiocesana na Esplanada dos Ministérios, desde 1978. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, neste ano, os festejos foram organizados pela Comissão de Corpus Christi, que é coordenada pelos Mesces da Arquidiocese.


A programação de 2022 teve início às 7h, quando o pároco da catedral de Brasília, padre Paulo Renato, iniciou a oração com os jovens, dando abertura à confecção do tradicional tapete de 130 metros de Corpus Christi – manifestação popular de adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento, onde passará a procissão.

Por causa da pandemia da Covid-19, Brasília não realizou as festividades de Corpus Christi nos anos de 2020 e 2021, período em que houve apenas missas nas paróquias na capital. Para este anos são aguardados milhares de fiéis.


Segundo o Detran o trânsito ao redor da Catedral está interditado. Desde as 6h, o estacionamento da Cúria está fechado, assim como as vias que ligam a S1 e a N1, em frente à Catedral de Brasília. As 16h, a via S1 será interditada, e o trânsito, desviado para a L2 Sul. A N2 será interditada do balão presidencial até o Ministério da Defesa.

Após a celebração o trânsito volta a normalidade.

Fotos: Reprodução