Advocacia Trabalhista: fundamental para pacificação dos conflitos surgidos nas relações de trabalho

Celebra-se nesta segunda-feira, 20 de junho, o Dia da Advocacia Trabalhista. A data surgiu para lembrar a importância social da advocacia trabalhista, que dia após dia busca a melhor solução para os conflitos surgidos nas relações de trabalho.
A homenagem é feita aos profissionais do Direito que atuam diretamente com empregados e empregadores nas questões trabalhistas e são fundamentais para o andamento dos processos e para a execução da atividade fim da própria Justiça do Trabalho.
A advocacia trabalhista foi oficializada no país a partir da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), que definiu como imprescindível a figura de um representante legal que defendesse direitos de empregados e empregadores nos processos. Assim, tal advocacia especializada conta com quase 80 anos de história oficial em apoio aos trabalhadores e empregadores na pacificação dos conflitos trabalhistas.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil celebrou o Dia da Advocacia Trabalhista durante a sessão do Conselho Pleno, na sede da OAB Nacional, em Brasília.
O direito trabalhista ampliou sua atuação nas últimas décadas, a partir da evolução de uma concepção antes restrita às relações trabalhistas, mas que agregou os direitos fundamentais do trabalhador. Este ramo do direito é o preferido de cerca de 25% dos advogados que prestam o Exame de Ordem. Este campo de atuação do direito que é o segundo mais popular do país.


A Ordem dos Advogados do Brasil luta e defende um ambiente de mercado mais justo para todas e para todos tanto é que criou a Comissão Nacional de Direito do Trabalho e todas as Seccionais da OAB têm sua própria comissão.
A atuação diligente e técnica das advogadas e dos advogados trabalhistas contribui para a edificação da Justiça.
Parabéns, advocacia trabalhista.!
Fotos: Reprodução