Inverno chega com dias mais curtos e embelezado pelos ipês de Brasília

bernadetealves.com
Ipês roxos pintam de alegria o inverno seco em Brasília


O 21 de junho marca o inicio do Inverno. A estação começou às 6h14 desta terça-feira com amanhecer tardio e anoitecer precoce. Este novo período é marcado por frio intenso e temporais no Sul do Brasil e calor e baixa umidade do ar, nas demais regiões do país.


Em Brasília a estação é caracterizada pela falta de umidade e baixas temperaturas, principalmente durante a madrugada. Os dias são mais curtos, mas embelezados pelas floradas dos ipês, espetáculos da natureza que pintam a paisagem seca de alegria.

bernadetealves.com
Inverno chega com amanhecer tardio e anoitecer precoce


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Distrito Federal terá um “inverno típico” com temperaturas mais baixas à noite e dias ensolarados, quentes e secos durante o dia.Não há previsão de chuva para a capital federal.


O meteorologista Heráclio Alves explica que como o inverno tem pouca nebulosidade, a temperatura se eleva durante o dia e esfria rapidamente à noite. “Podemos observar que a seca já está presente no Distrito Federal. Agora, a tendência é de que as temperaturas fiquem mais baixas”, diz o meteorologista.


Em dias de baixa umidade, o Inmet recomenda mais atenção com a saúde principalmente com crianças e idosos.

Cuidados com a saúde

bernadetealves.com
Cuidados com a saúde devem ser redobrados no inverno
  • Beber bastante líquido
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
  • Evitar desgastes físicos nas horas mais secas
  • Entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em casos de emergência.

O Inverno nas demais regiões do Brasil

Além de Brasília, alerta para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 21% no oeste de Goiás, leste de Mato Grosso e sudoeste do Tocantins.


Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 % e 30% no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco, Tocantins (exceto sudoeste do estado, toda a região Centro-Oeste (exceto no oeste de Goiás, leste de Mato Grosso, interior de São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais.


Tal como no Centro-Oeste, o Sudeste também está com o tempo mais seco, e nevoeiros podem marcar o início da manhã em São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão de chuva fica para o litoral do Espírito Santo e litoral norte fluminense.

bernadetealves.com
Inverno chega com dias mais curtos, noites mais longas e seca


Para grande parte do Norte e Nordeste, o inverno trouxe chuvas, com risco de tempestade entre Salvador e Maceió. Boa Vista, Macapá, Belém e Manaus também estão na rota das chuvas. O tempo fica seco no centro, sul e oeste da Bahia, no sul do Piauí, no centro-sul do Maranhão, Tocantins, no Pará (exceto norte), no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia.


O Rio Grande do Sul seguirá frio. A junção da forte queda atmosférica com a entrada de ventos quentes gerou nuvens carregadas, que trazem potencial de tempestades severas, também em Santa Catarina. No Paraná, apesar da umidade que pode ocasionar chuvas a qualquer momento, o dia será de sol e calor.


Fotos: Reprodução