Brasília é a primeira cidade a receber a quinta geração da internet móvel


A quinta geração de internet móvel – o 5G – é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente. A rede 5G é um passo evolutivo dado pelas redes de comunicação móvel.


Amanhã, dia 6, Brasília será a primeira cidade do país a contar com esta tecnologia tão aguardada. O 5G puro (standalone), será oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que tem a maior velocidade.


Segundo o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o serviço estará disponível em 80% da capital, principalmente no Plano Piloto.


Moisés Moreira preside e coordena o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado. Também compõem o grupo as operadoras vencedoras do leilão e o Ministério das Comunicações.

Inicialmente, a expectativa é que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra. As empresas autorizadas a utilizar a frequência 5G são Claro, TIM e Vivo.

bernadetealves.com
Brasília é a primeira cidade a receber a quinta geração da internet móvel


O 5G vai funcionar apenas em celulares mais recentes, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, entre outras. Ao todo, 67 tipos de celulares que suportam a quinta geração da internet foram homologados pela agência.


De acordo com Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas capitais a receberem o sinal são: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. No entanto, ainda não há data definida para usarem o 5G.


Mesmo com a chegada desta geração de tecnologia
nem todos os usuários vão conseguir acessá-la neste primeiro momento. Os celulares que começaram a ser vendidos há dois ou três anos, geralmente não estão preparados para o 5G. Só os aparelhos que tem o hardware preparado para se conectar com a antena 5G conseguirão acessar.


Segundo especialistas a quinta geração da internet vai aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo que a informação leva para sair do computador e chegar no destino.


De acordo com a Anatel existem inúmeros benefícios individuais com relação a implantação e operação do 5G no Brasil, como qualidade do sinal para estudos, trabalho e lazer, aumento da velocidade, maior número de aparelhos conectados, mobilidade, surgimento de novas tecnologias entre outros.


O sinal 5G poderá ser colocado no carro, no tênis para monitorar os exercícios físicos e em outros equipamentos. Acesso aos aplicativos, transmissão de áudios e vídeos ficarão mais rápidos. Além do mais a tecnologia vai proporcionar benefícios na telemedicina, na educação, comunicação entre carros e tornar as cidades mais inteligentes.

bernadetealves.com
Brasília é a primeira cidade do país a receber o 5G puro


A Anatel garante que quem não tiver aparelho para captar o 5G pode ficar tranquilo pois o 4G não vai acabar.


A chegada do 5G em Brasília,
vem acompanhada de algumas mudanças tecnológicas na capital. Uma delas diz respeito às antenas parabólicas, que não vão mais receber o sinal da TV aberta.


A capital tem atualmente 3.341 antenas parabólicas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por isso, quem usa esses equipamentos vai ter que trocar o aparelho por um digital para não perder o sinal televisivo.


Quem tiver TV por assinatura não precisa se preocupar.


Fotos: Reprodução