Globo muda programação matinal com estratégias significativas

bernadetealves.com
Maria Beltrão vai comandar o É de casa ao lado de Thiago Oliveira, Rita Batista e Talitha Morete


A TV Globo, com o intuito de proporcionar aos telespectadores informações sobre o cotidiano e se conectar ainda mais com o público, iniciou nesta segunda-feira, 4 de junho mudanças significativas na programação matinal.


Amauri Soares, diretor de televisão da Globo, resolveu fazer a “dança das cadeiras” no comando das manhãs da emissora. Visionário e com estratégias bem pensadas apostou no talento, desenvoltura e jogo de cintura de sua equipe. Afinal, quem sabe faz ao vivo.


“Estamos atentos aos movimentos da sociedade brasileira, que mudou muito com a pandemia, e nosso trabalho é ter essa conexão com a sociedade. Existem basicamente dois grupos pela manhã: quem busca informação e quem busca companhia. A gente oferece as duas coisas, mais serviço”, afirma Amauri Soares.


A novidade teve inicio nesta segunda-feira, 4 de julho. O ‘Encontro’ abre a programação de variedades, de segunda a sexta, às 9h30, e sob o comando de Patrícia Poeta e Manoel Soares. Fátima Bernardes decidiu deixar o programa, e neste ano apresentará o The Voice Brasil.


Em seguida, às 10h15, veio o Mais você, de Ana Maria Braga. Aos sábados, a partir das 6h50 da manhã, Maria Beltrão, Talitha Morete, Thiago Oliveira e Rita Batista, comandam por cinco horas ao vivo o ‘É de casa’.


“A gente vai oferecer 100% de verdade em 20 horas ao vivo por semana. Vamos falar das coisas que fazem parte da vida das pessoas: a gasolina cara, o golpe do celular, a fila do INSS”, garante Mariano Boni, diretor de variedades da TV Globo.

bernadetealves.com
Patrícia Poeta e Manoel Soares no comando do programa Encontro


A apresentadora Patrícia Poeta,diz que fazer a ponte entre o jornalismo e o entretenimento é natural e um desejo antigo. “Estaremos ligados no hard news para fazer o aprofundamento que o jornal, às vezes, não tem tempo de trazer. E também teremos muita leveza, muita notícia boa, para passar o horário para a Ana Maria”, explica a jornalista, que volta a morar em São Paulo depois de 22 anos longe da capital paulista.


Há muitos anos sendo o primeiro programa fora do jornalismo da grade, o ‘Mais você’ começa no meio da manhã. Ana Maria Braga lembra que na pandemia o jornalismo ocupou a faixa do Mais você, e Fátima Bernardes abriu espaço no ‘Encontro’ para ela, de casa, cozinhar e estar com seu público. O resultado surpreendeu. “Percebemos ali que a culinária nesse horário é muito bem-vinda”,diz Ana Maria.


Além da culinária, Ana Maria continuará dando um “sacode” na vida das pessoas para que elas mudem o que estiver dando errado, especialmente numa época em que o dinheiro está curto. “O ‘acorda, menina’ é um bordão que não tem horário. Se eu quiser, posso falar ele num programa noturno, porque ele é uma ressignificação para as pessoas mudarem de vida. Fico sensibilizada vendo que temos a oportunidade de gerar movimento na vida da pessoa com uma simples frase”, comenta, orgulhosa das várias histórias de sucesso que inspira diariamente.


O “Mais Você” mostrou uma retrospectiva do programa, no ar na emissora há mais de 20 anos. Entre os momentos relembrados, o vídeo exibiu “o dia mais difícil” de toda a história do matinal, quando Ana apresentou o programa no dia seguinte à morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José.


A apresentadora se emocionou e conversou com Louro Mané, personagem “filho” de Louro José. “Meu Lourinho, que na verdade vai ser para sempre, meu Louro… Quero dizer que você veio para alegrar nossa vida, quero muito agradecer por você ter feito sua inscrição para ser o Lourinho”, disse com a voz embargada.


Ela também comentou sobre a mudança de horário e as expectativas com o programa: “Tenho orgulho de saber que esse programa faz diferença na vida das pessoas, isso carrega as baterias, não só as minhas, e de toda a nossa equipe. A gente mata um leão por dia aqui e dá asas a imaginação pensando no que você querem. Queremos aprender com vocês, que são os que importam, no horário que for”.

bernadetealves.com
Ana Maria Braga, do Mais Você

O programa ‘É de casa’ vem com um timaço. A jornalista Maria Beltrão, sucesso com o estúdio I da Globo News, é a grande novidade das manhãs de sábado. A jornalista volta à conexão com a sociedade ao explicar que um programa de cinco horas tem que saber o momento de falar de agro, de artesanato, de notícias, de cozinha, de bichos. E essa “grade” o programa, segundo ela, já domina.


“Eu vou ter que mudar o chip porque vou falar para um público muito maior e para faixas que eu não pegava na Globo News. O jeito de abordar o aumento do gás, por exemplo, é diferente”, diz Maria Beltrão.


Uma das marcas de Maria à frente do Estúdio I era a espontaneidade, o que o público e ela mesma chamavam de “estar na Suíça”. No É de casa, isso não será deixado de lado: “O público vai olhar para mim e dizer ‘ela é isso aí’. A Globo News me deu a experiência de ficar cinco horas numa cobertura jornalística”.


Rita Batista, Thiago Oliveira e Talitha Morete representam a essência e as várias vozes do Brasil. Pluralidade e interatividade é o que o público vai conferir no sábado dia 9.


“Unidos e com a missão de levar alegria e mensagens de esperança para o público. Vamos abrir a porta para a diversidade”, diz Thiago Oliveira.

Fotos: TV Globo/Divulgação