Magistrado Carlos Pires toma posse como Desembargador do TJDFT

O Juiz de Direito Substituto de 2º Grau Carlos Pires Soares Neto tomou posse no cargo de Desembargador da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. A solenidade foi presidida pelo presidente do TJDFT, Desembargador José Cruz Macedo, no dia 8, no Auditório Sepúlveda Pertence, Fórum de Brasília, e foi transmitida pelo canal oficial do TJDFT no YouTube.


O magistrado Carlos Pires foi eleito pelo critério de merecimento e de forma unânime pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, e ocupa agora a vaga decorrente da aposentadoria da Desembargadora Sandra De Santis Mendes de Farias Mello.


A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral , Desembargador Roberval Belinati; pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e pai do empossado, Geraldo Lucena; pelo Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal em exercício, André Vinícius de Almeida; pela Vice-Presidente da Amagis-DF, juíza Débora Cristina Santos Calaço, representando o Presidente juiz Carlos Alberto Martins, e pelo Conselheiro Seccional da OAB-DF, Ronaldo Ferreira Tolentino, representando o Presidente Délio Lins e Silva Júnior.


Após a execução do Hino Nacional pelo dueto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e cumprimento dos ritos tradicionais de leitura do juramento, assinatura do Termo de Posse e entrega da comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios ao novo Desembargador, em seu grau máximo – Grão Colar, o Presidente do TJDFT, José Cruz Macedo, fez algumas considerações a respeito da carreira e história do novo Desembargador.


O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, fez menção ao excelente trabalho exercido pelo magistrado Carlos Pires Soares Neto na Justiça do Distrito Federal.

“Sem dúvida a data hoje materializa o reconhecimento institucional da carreira da Vossa Excelência, que iniciou no nosso TJDFT em 1994 e que tem contribuído muito com a Justiça do Distrito Federal, que é uma Justiça que tem sido reconhecida em todo país”, destacou ao mencionar o Prêmio Excelência, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao TJDFT como melhor Tribunal do país.

Segundo o Desembargador Cruz Macedo, “chegar a esse papel tão elevado é difícil. Também é difícil manter esta garantia de uma prestação jurisdicional célere, efetiva, ágil e que permita o acesso de todo cidadão ao Poder Judiciário do Distrito Federal”.

“O seu reconhecido comprometimento redundará em uma eficiente prestação jurisdicional. Será capaz de transpor para a várias dificuldades que se apresentarão. Sua Excelência atua com grande celeridade. Está sempre em dias com o seus julgamentos. Posso dizer que o Tribunal cresce ainda mais com a presença de vossa excelência em nossa corte e desejo que essa nova etapa seja acompanhada de muitas felicidades”, declarou Cruz Macedo.
O Presidente do Tribunal de Justiça finalizou dando boas-vindas ao novo Desembargador. “São enormes as expectativas com a presença de vossa excelência em nossa corte e que certamente serão alcançados em sua plenitude”, finalizou o Magistrado.

Também estiveram presentes na solenidade os Juízes Auxiliares da Presidência, Luis Martius Júnior e Caio Sembongi; a Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Guedes; a Deputada Federal, Celina Leão; a Procuradora-Geral do DF, Ludmila Galvão; o Subprocurador-Geral do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Tolentino; o Defensor Público-Geral do DF, Celestino Chupel; além de magistrados e servidores do Tribunal, procuradores e promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, familiares e amigos do empossado.

O Desembargador Carlos Pires Soares Neto, nasceu em Pariquera-Açu (SP), é formado em Direito pela Universidade Mackenzie. Tomou posse como Juiz de Direito Substituto do DF em 15 de abril de 1994, tendo sido promovido ao cargo de Juiz de Direito, em 2 de fevereiro de 1996. Exerceu atribuições de Juiz eleitoral, suplente de Turma Recursal e Juiz convocado. Tomou posse como Juiz de Direito Substituto de 2º Grau, em 9 de setembro de 2016, onde exerceu suas funções perante a 1ª Turma Criminal e Câmara Criminal.

Fotos: Comunicação TJDFT