“Superlua dos cervos” foi atração do 13 de julho em Brasília

O entardecer da quarta-feira, 13 de julho, foi especial em Brasília. Os brasilienses foram premiados com a “superlua dos cervos”, fenômeno observado a olho nú por volta das 17h50.
Como a Superlua nasceu no momento em que o Sol se põe e por isso ficou bem visível no horizonte.
O fenômeno ocorre porque a lua está em seu perigeu – ponto de órbita mais perto da Terra, e coincide com a fase da lua cheia.

A “superlua” do dia 13 recebe o nome de “cervo” por estar relacionada à época em que a galhada dos cervos volta a crescer e faz parte da tradição da tribo indígena Algonquin, do nordeste do Canadá.
O fotógrafo Leo Caldas do @fotografiaeastronomia eternizou o fenômeno com suas lentes especiais do Mirante da Torre de Televisão e compartilhou com todos nós.

Esta é a segunda vez que temos uma “superlua” neste ano de 2022. A primeira foi a de “Morango”, em junho. O próximo fenômeno será em 12 de agosto.

Outra cena que poderá ser vista nos ceús neste mês é o alinhamento de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os cinco planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu.
O alinhamento ocorre pouco antes do nascer do sol. No mesmo dia, a lua crescente também estará alinhada aos planetas, brilhando entre Vênus e Marte.
Fotos: Leo Caldas/fotografiaeastronomia