Batata Rosti: iguaria suíça, nutritiva e democrática, fácil de fazer

bernadetealves.com
Batata-Doce: excelente fonte de energia, de carboidratos e de micronutrientes variados

Uma única batata pode se transformar em uma deliciosa refeição e ainda com gosto suíço. A dica é da chef Rita Lobo, do Panelinha, que ensina como fazer uma batata rosti em poucos minutos.


A palavra Rösti, significa fina e crocante por fora e macia por dentro. A receita chegou ao Brasil por meio de imigrantes, que se instalaram na primeira colônia suíça em solo brasileiro em 1818, no Rio de Janeiro. Em 1890, a colônia Nova Friburgo foi promovida a cidade e o saboroso legado dos suíços continua vivo até hoje.

bernadetealves.com
Receita de batata Rosti ou Receita de Batata Suíça


Somando a tradição suíça à criatividade brasileira, a Batata Rosti ganhou uma nova roupagem, com a inclusão de deliciosos recheios. Isso tornou o prato ainda mais versátil, popular e gostoso.


A batata rosti é uma receita bem democrática: todos gostam, alguns com mais queijo, outros preferem assar, mas a verdade é que ela funciona de diversas formas.


O prato é uma delicia e podemos usar a batata-doce tradicional, batata-doce laranja, batata-doce roxa e até a batata-inglesa e resolve o almoço ou jantar para uma pessoa em grande estilo.


A batata doce, adocicada e versátil se popularizou devido ao seu valor nutricional, e tem sido cada vez mais usada na gastronomia por sua variedade de cores e sabores. Excelente fonte de energia, de carboidratos e de micronutrientes variados, o tubérculo ganhou o mundo!

Depois de pegar o jeito da receita, dá para incrementar no recheio, com outros queijos, cebola caramelizada, peito de peru, peito de frango e presunto cozido.Os recheios dão um toque todo especial e atendem a todos os paladares.


Para acompanhar essa deliciosa iguaria da Suíça, saladinha de rúcula com molho intenso, de mostarda e mel.

bernadetealves.com
Batata rosti: iguaria suíça trazida pelos imigrantes em 1818 e que conquista paladares até hoje

Ingredientes:

  • 2 batatas-doces médias ou uma grande
  • ¼ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso ou parmesão ou outro queijo maturado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de rúcula para servir

Modo de preparo:


Lave, descasque e passe a batata pela parte grossa do ralador. Transfira para o centro de um pano de prato limpo, forme uma trouxinha e torça bem sobre a pia para extrair o excesso de água da batata.


Transfira a batata para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto misturando bem.


Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo. Com a mão (ou uma pinça), disponha metade da batata ralada formando um disco de cerca de 12 cm, pressione com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme.

Polvilhe com o queijo ralado, deixando uma borda de cerca de 1 cm livre para evitar que vaze ao derreter.

Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e fechar as laterais. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos – as batatas em contato com a frigideira ficam douradas e as bordas translúcidas, sinal de que estão cozidas.


Regue a superfície da batata rosti com um fio de azeite. Com a espátula, vire a batata de uma só vez, como uma panqueca, para dourar o outro lado (se preferir, cubra a frigideira com um prato e vire de uma só vez; deslize a batata rosti de volta para a frigideira, deixando o lado dourado para cima).


Volte a frigideira ao fogo baixo e deixe o outro lado cozinhar até dourar por mais 6 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir com folhas de rúcula e o molho de mostarda e mel.

bernadetealves.com
Batata Rosti – iguaria suíça fácil de fazer e muito nutritiva


Molho para salada

  • 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • ¼ de xícara (chá) ´de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Fazer

  • Num pote de vidro com tampa, junte a mostarda de Dijon, o mel, o vinagre de vinho tinto e o azeite.
  • Tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Prove — algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras — e então tempere com sal e pimenta-do-reino.
  • Tampe novamente e agite apenas para misturar.


Guarde para outra refeição


O molho rende 4 porções e dura até 5 dias na geladeira. Utilize para temperar saladas, grelhados ou legumes assados.

Fotos: Reprodução