Nhoque da Sorte: comer no dia 29 traz prosperidade e fartura

Comida na mesa e dinheiro no bolso é uma bênção. Para garantir que isso continue, conta a lenda italiana que, para se ter sorte, é preciso comer nhoque no dia 29.

A gastronomia vem se tornando cada vez globalizada, ou seja, comum entre vários países, pratos pertencentes à outras culturas. O nhoque é um exemplo. Originário da Itália, agrada os paladares mais exigentes de várias partes do mundo e ainda tem fama de ser um alimento que proporciona sorte e fortuna.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor embaixo do prato com nhoque. Em seguida concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um mentalizando o pedido especial: “estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”.

Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando deverá ser doado para um necessitado.

História ou não, sempre vale a pena dar uma ajudinha pra a sorte, por isso a tradição italiana é tão comum aqui no Brasil.

A lenda conta que num certo dia 29 São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava faminto por um vilarejo da Itália. De casa em casa, pedia comida e ninguém o atendia. Apenas uma família, que tinha pouca comida em casa, ajudou o pobre homem. Deram sete massinhas de nhoque para o andarilho e desta forma todos conseguiram se alimentar. São Pantaleão comeu, agradeceu e desejou sorte à família, antes de partir. Quando foram recolher os pratos descobriam que havia moedas embaixo de cada prato.

O nhoque também conhecido no termo italiano como gnocco, é uma massa alimentícia preparada a base da mistura de batata ou mandioquinha, com farinha de trigo e ovo. Depois de cozida pode ser servida de diversas maneiras.


A receita tradicional de batata inglesa ganhou várias versões como de mandioquinha, batata doce, de abóbora, de arroz, ao molho funghi , ao sugo, bolonhesa, branco, espinafre, e até em versão fitness. O importante é que o prato típico da culinária italiana seja saboreado no dia 29.


Como Fazer Nhoque da Fortuna
Nhoque de batata com molho e calabresa

Ingredientes
- 500 gramas de batata descascada e cozida
- 1 ovo
- 1/2 xícara (chá) de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de margarina
- Aproximadamente 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Sal a gosto
Modo de preparo da Massa


- Em um recipiente, coloque as batatas cozidas e passadas pelo espremedor, o queijo ralado, a margarina, o ovo levemente batido e o sal. Mexa com auxílio de uma colher.
- A seguir, junte a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea.
- Sobre superfície enfarinhada, faça cordões com porções da massa.
- Corte com uma faca na espessura de aproximadamente 1 dedo.
Cozinhe em água fervente com um pouco de óleo até que eles subam para a borda da panela.
Retire delicadamente e escorra sobre uma peneira e jogue um pouco de água fria para escorrer o caldo.
Molho
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 3 gomos de linguiça calabresa em rodelas
- 1 cebola picada
- 3 tomates picados
- 1 cubo de caldo de carne
- 2 latas de molho de tomate
- Sal a gosto
Para o molho, coloque o óleo em uma panela e frite a calabresa por 3 minutos, em fogo médio. Adicione a cebola, o tomate, o caldo de carne e refogue por 5 minutos, mexendo. Acrescente o molho e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, mexendo algumas vezes. Tempere com sal a gosto e desligue.
Coloque em um refratário. Sirva o molho. Espalhe muçarela de búfala e manjericão se preferir.
Nhoque de arroz com molho de tomate

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz branco bem cozido
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 colher (chá) de margarina
- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Folhas de manjericão fresco para decorar
Molho
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 2 xícaras (chá) de tomate pelado picado
- 1/2 xícara (chá) de água
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo da massa

No liquidificador, bata o arroz, os ovos, a água, a margarina, sal, pimenta e salsa. Despeje em uma panela e leve ao fogo médio até ferver. Junte a farinha e cozinhe, mexendo, até desgrudar do fundo da panela. Transfira para uma superfície enfarinhada, adicione o queijo parmesão ralado e misture até amornar. Modele tiras com a massa, corte os nhoques e coloque em um refratário.
Para o molho, em fogo médio, aqueça uma panela com o óleo, refogue a cebola e o alho até dourar. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 2 minutos. Acrescente o tomate pelado, a água, sal, pimenta e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Coloque o molho em cima dos nhoques que estão no refratário, polvilhe com manjericão e sirva em seguida.
Fotos: Getty Images/iStockphoto e Reprodução