Cagaiteira inicia florada em Brasília como orvalho do campo

Brasília ganha novos tons com a florada da Cagaiteira, árvore típica do cerrado encontrada também em Goiás, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.
De acordo com a região é conhecida como cagaita-do-cerrado, orvalha-do-campo ou uvalha-do-cerrado. Na época de floração, a copa fica completamente florida e praticamente sem folhas.

Suas flores são pequenas e delicadas de coloração branca-bege. Floresce entre os meses de agosto e setembro e frutifica nos meses de setembro e outubro. Por ser muito bonita na época de floração, também é utilizada para arborização.
Produz um fruto chamado cagaita, fruta nativa brasileira. Pertence à família Myrtaceae, a mesma da jabuticaba, goiaba, jambo, araçás e eucaliptos.

A cagaita é uma fruta exótica brasileira, pequena, de cor amarela e polpa suculenta. Seu sabor é ácido e sua textura, macia. Ela é pouco calórica, rica em vitamina C, antioxidantes e fibras. Além de poder ser consumida in natura, é popularmente usada para fazer sorvetes, sucos, vitaminas e mais.

A árvore pode atingir até 10 m de altura, embora comumente alcance 8 m. Apresenta copa densa de formato variado. O tronco é tortuoso, assim como os ramos, e possui uma casca grossa e fissurada.
A madeira da cagaiteira é muito utilizada em construções, pois possui uma casca grossa e resistente.

A Cagaiteira é bela em todas as suas fases. Depois do espetáculo das flores brancas muito perfumadas, a copa se colore de cor chocolate, cor de suas novas folhas. E no período de frutificação, um amarelo intenso e vibrante contagia a paisagem.



Seu uso pode ser alimentar ou medicinal. Segundo fitoterapeutas as folhas podem ser utilizadas no preparo de chás que são eficazes contra diarreias e até mesmo podem ser usadas no tratamento de diabetes e icterícia.
Benefícios da fruta exótica do Cerrado

Pele saudável e imunidade fortalecida
Sua abundância em vitamina C garante que a ação protetora da imunidade se mantenha fortalecida, melhor protegendo o corpo de doenças e inflamações. Não só, a ação anti-inflamatória da vitamina ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois ela combate os radicais livres – moléculas instáveis que provocam o estresse oxidativo.
Combate a prisão de ventre

Ainda, a polpa da cagaita é naturalmente laxante. Dessa forma, previne ou combate a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Não só, suas propriedades são anti-diarreicas, portanto, podem ajudar em demais questões ligadas à digestão e ao funcionamento intestinal. No entanto, suas folhas podem ter o efeito contrário: causar constipação.
Previne a anemia

Apesar de pouco calórico, é muito nutritiva. Entre suas propriedades nutricionais, é rica em ferro, um dos minerais mais importantes para o corpo e especialmente importante para o sangue, visto que sua deficiência pode levar à anemia – condição caracterizada pela falta de hemoglobina (glóbulos vermelhos). Portanto, consumir alimentos ricos em ferro, tal como a cagaita, é extremamente importante.
Outro mineral presente na fruta é o cálcio, essencial para a saúde óssea, garantindo a força dos ossos e prevenindo problemas como a osteoporose.
Fonte: Livro Alimentos de A a Z
Fotos: Reprodução e Matheus Ferreira