Dopamine Dressing: a tendência que incentiva o vestir alegre e harmonioso

As cores têm o poder de mudar a maneira como nos sentimos e até como agimos. E com o vestuário não é diferente.

Cores alegres e bem coloridas podem aumentar nossa felicidade. E é isso que faz a Dopamine Dressing, a nova tendência do vestir que chegou com força total para recuperar a auto estima perdida durante a pandemia.


Dopamina é um neurotransmissor, responsável por provocar sensações de felicidade e prazer.
A cor é a primeira coisa que chama atenção em uma roupa, por isso é importante usar o círculo cromático a seu favor.


A dica é combinar cores fortes como o pink com laranja, o amarelo com o rosa, o azul com o vinho, o lilás com o azul claro,amarelo com verde limão, roxo com verde neon, mix de estampas, roxo claro com telha, monocromático, degradê de cores,e por aí vai.

A roupa transforma por fora e por dentro. É só deixar a imaginação fluir.

O segredo da combinação das cores, segundo especialistas, está no chamado Círculo Cromático ou Círculo de Cores. Ele ajuda criar produções harmoniosas.


De acordo com a teoria das cores, há três cores primárias, que são: Vermelho, azul e amarelo. Todas as outras cores são oriundas desses três tons.

A partir da junção de duas cores primárias, temos as cores secundárias, que são o verde, laranja e violeta.
A cor que é produzida pela mistura de três cores primárias é chamada de cor terciária. Já as cores complementares são os tons que se contrastam no círculo cromático, ou seja, que são opostas.

O círculo cromático também se divide em cores quentes e frias. A parte de cima do círculo com as tonalidades de verde, azul, roxo são as cores frias. Já as tonalidades de rosas, vermelhos, laranjas e amarelos são as cores quentes.


Cores como preto, branco, azul escuro e cinza médio são consideradas neutras e funcionam bem em qualquer pessoa. Elas podem servir de base para combinar com qualquer outra do círculo e são ótimas aliadas para o dia-a-dia.



O conhecimento das cores evita combinações extremamente carregadas e possibilita visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e criar combinações monocromáticas, análogas ou em tríade.
Monocromática


É a mais usada pois permite optar por diversas tonalidades dentro da mesma cor e ainda acrescentar uma peça de uma cor neutra, como roupas brancas, pretas ou cinzas.
Cores análogas


Esta combinação é quando você combina uma cor primária com suas cores “vizinhas” a ela no círculo cromático. Recomenda-se, entretanto, não misturar cores quentes e frias na mesma composição. As cores de tons neutros podem ser usadas na base da combinação e nos acessórios.
Cores complementares

Nesta combinação há a mistura de cores frias e quentes. A associação de um tom mais vibrante com um sóbrio, dá certo.
Em tríade


Esta combinação é ideal para deixar o look mais colorido e divertido, mas ao mesmo tempo elegante e alegre.
Aprenda a combinar cores a seu favor


Essa ferramenta existe para nos lembrar das infinitas possibilidades de harmonia das cores. Uma combinação harmônica, suave e refinada que trabalha com cores vizinhas. Apesar de serem um pouco contrastantes entre si, o resultado fica bem alegre e interessante.

A melhor combinação de cores de roupas está dentro de você. A escolha deve emanar afeto e elegância.
Fotos: Reprodução