Brasília tem maior temperatura do ano neste inverno inusitado

bernadetealves.com
Brasília completa 127 dias sem chuva com espetáculo da natureza


A capital do país teve, neste domingo 11 de setembro, a maior temperatura do ano, de 34ºC em Águas Emendadas (Planaltina). Além do calor, o predomínio do tempo abafado e seco deixou a população em alerta.


A previsão do Inmet é que, ao longo da semana, a máxima se mantenha entre 32ºC e 34ºC. De acordo com especialistas nesse período do ano as temperaturas se elevam e o alerta é acionado em prol da saúde e da natureza.

bernadetealves.com
Brasília tem maior temperatura do ano com tempo abafado e seco e alerta vermelho para saúde


O inverno em Brasília é inusitado, bem diferente do resto do país. Os dias são ensolarados, quentes e secos, o céu de azul anil, no entardecer arranca suspiros de tão espetacular a palheta de cores. Esta beleza toda levanta o astral e nos faz suportar os altos e baixos do clima do Centro-Oeste.

bernadetealves.com
Ipê branco dá o tom na paisagem seca de Brasília

Brasília está há 127 dias sem chuvas. “Não tem previsão de chuva confirmada no radar, mas entre os dias 14 e 15 existe uma pequena possibilidade em áreas isoladas”, diz o meteorologista Mamedes Luiz Melo.


Mamedes alerta que as primeiras chuvas nesta época do ano, em razão do tempo seco e quente, podem vir em forma de “tempestades, com rajadas de vento e descargas elétricas”, por isso todo cuidado é pouco.

bernadetealves.com
Brasília completa 127 dias sem chuva com espetáculo da natureza


A baixa umidade relativa do ar acende o alerta de atenção para os brasilienses caindo para 12% na parte da tarde e a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca.

  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.
  • Usar filtro solar em todas as partes do corpo expostas ao sol
bernadetealves.com
Ipê branco dá o tom na paisagem seca de Brasília

A seca traz riscos de incêndios e afeta também o ar, com resquícios de fuligem e a fumaça das queimadas. O que agrava os problemas respiratórios, provoca ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.


O inverno atípico em Brasília também modifica a paisagem. Os gramados, antes verdes, e a vegetação exuberante deram lugar aos tons amarelados da seca em contraste com o céu anil e entardecer bem colorido.

bernadetealves.com
Vegetação seca “muda” cara de Brasília


O nosso Bioma surpreende com floradas de ipês brancos que resistem ao clima desértico e faz muito bem para nossos olhos e astral.

bernadetealves.com
Ipê branco dá o tom na paisagem seca de Brasília

Fotos: Arquivo Pessoal e Reprodução