Roger Federer se despede das quadras como um dos maiores gênios da história do tênis

Chegou ao fim uma das carreira mais vitoriosas da história do esporte mundial e, principalmente, do tênis masculino. O suíço Roger Federer deixou as quadras como tenista profissional da forma como deveria ser, cercado de seus principais rivais, e amigos, com as devidas homenagens a quem é um gigante na história do esporte.
Ele jogou o tênis mais lindo de todos os tempos. Era um gênio, um ídolo, uma lenda que jogava em casa em qualquer parte do planeta. Por isso personalidades mundiais como Bill Gates, Rod Laver, Hugh Grant, dentre outros, foram a Londres para aplaudi-lo.

Roger Federer é daqueles jogadores que mudaram a modalidade, daqueles que todos queria que jogasse para sempre. Federer se emociona na despedida das quadras na Laver Cup e foi aplaudido de pé.
Todos os colegas choraram junto a Federer, que teve dificuldades até mesmo de dar entrevista. Um dos mais emocionados foi Nadal, que chorou do fim da partida em diante.

A partida de duplas dos dois contra os americanos Jack Sock e Frances Tiafoe. Quando Nadal e Federer foram anunciados e entraram na tradicional quadra preta da Laver Cup, a O2 Arena quase foi abaixo e inúmeros cartazes de torcedores agradecendo à lenda suíça surgiram espalhados pela arquibancada.

Todas aquelas pessoas sentadas nas arquibancadas estavam ali para ver pela última vez e reverenciar a carreira de um gênio, que coroou todos os admiradores do esporte com lances espetaculares e ajudou a formar tantos outros.

“Nunca foi para ser desse jeito. Eu só queria jogar tênis e estar com meus amigos. Foi uma jornada perfeita, eu faria tudo de novo”, afirmou Federer após o jogo na quadra.

Quase que exatamente 25 anos depois de somar os primeiros pontos no ranking da ATP, em 22 de setembro de 1997, Roger Federer encerra a carreira com 20 títulos de grand slam, mais de US$ 1,1 bilhão de dólares recebidos (segundo estimativa da Forbes) e uma legião de fãs apaixonados pelo esporte que ele ama e protagonizou por tantos anos.


A esposa Mirka, os quatro filhos do casal e os pais de Federer desceram para as quadra para celebrar ao lado dele. O suíço ainda deu uma volta olímpica na quadra agradecendo os fãs e foi jogado pelo alto por todos os jogadores da Laver Cup.


Obrigada por tudo, Roger Federer!
Fotos: Reuters/Andrew Boyers