Alunos de Sesi DF vencem o primeiro hackathon 5G do Brasil

bernadetealves.com
Alunos de Sesi DF são vencedores do hackathon 5G do Brasil com projeto para cuidar de pets de forma remota

Cinco estudantes do Sesi do Distrito Federal idealizaram um projeto para cuidar dos pets de forma remota. É o ‘Saelo’, que consiste no monitoramento virtual dos animais de estimação.


Por meio de um sistema conectado à internet, tutores podem controlar a reposição de comida e água. Além disso, há uma cama para o bicho de estimação, que poderá ser aquecida e que reproduzirá o monitoramento cardíaco do humano, de forma a confortar o animal enquanto ele estiver sozinho.


A inovação premiou os alunos do Sesi-DF com o primeiro hackathon 5G do Brasil, realizado durante o evento 5G Weekend, entre 16 a 18 de setembro, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.


Sete equipes iniciaram o desafio e quatro seguiram até o fim. Foram 48 horas para trabalhar a apresentação da ideia e um protótipo para exibir aos jurados.

bernadetealves.com
Estudantes do Sesi-DF comemoram prêmio no primeiro hackathon 5G do Brasil, no Biotic


A iniciativa teve como objetivo apresentar novas oportunidades de negócios e tendências do mercado.


Os estudantes explicam que o 5G é essencial para o projeto por ter um tempo de respostas mais rápido e ágil . “Desta forma, é como se estivesse cuidando do animal em tempo real”, dizem os criadores do sistema ‘Saelo’.


“Assim, ele vai ter sensação de segurança. Isso vai fazer com que a pessoa se sinta mais tranquila e o animal não corra o risco de ter a síndrome de ansiedade de separação, que é quando ele começa a ter comportamentos avessos aos que os tutores apoiam, como uma conduta de fazer as necessidades no lugar certo”, explica a aluna Victória Resende, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio e fez a apresentação da ideia aos jurados.

bernadetealves.com
Júlia Gabrielly Neiva e Victória Resende apresentando o projeto ‘Saelo’ , durante o evento 5G Weekend no Biotic


Brasília foi a primeira capital a receber a tecnologia 5G
, a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A quinta geração de internet móvel também promete a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

Fotos: Divulgação