Eleições simbolizam ‘respeito à democracia como o único regime político’, diz presidente do TSE

bernadetealves.com
Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, reafirma segurança, transparência e confiabilidade das urnas durante pronunciamento à Nação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento neste sábado, 1º de outubro, em cadeia nacional de rádio e televisão para reforçar a mensagem de confiança no voto e nas urnas eletrônicas.


Segundo o ministro, as eleições de 2022 “simbolizam o respeito à democracia como o único regime político, onde todo o poder emana do povo e que deve ser exercido pelo bem do povo para garantir o crescimento e fortalecimento da República brasileira.”


“A democracia é uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade, daqueles que acreditam na paz, que acreditam no desenvolvimento, na dignidade da pessoa humana, no pleno emprego, no fim da fome, na redução das desigualdades, na prevalência da educação e na garantia da saúde de todos os brasileiros e brasileiras”, disse o presidente do TSE.


Liberdade e segurança’ para votar


No pronunciamento, Moraes defendeu que a “verdadeira democracia” exige que o país ofereça plena liberdade e segurança para o eleitor registrar seu voto, cujo sigilo é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas.

“A segurança e liberdade do voto serão efetivadas tanto com a observância do absoluto sigilo do voto, que é plenamente garantido pelas urnas eletrônicas, quanto pelo respeito à ampla e civilizada liberdade de discussão política, afastando qualquer possibilidade de violência ou de coação e pressão por grupos políticos ou econômicos”, disse o ministro Alexandre de Moraes.


“A Justiça Eleitoral reafirma seu papel de instrumento constitucional para o exercício seguro e transparente das escolhas democráticas realizadas pelas brasileiras e brasileiros, em respeito à soberana vontade popular, valor estruturante, essencial e imprescindível na construção e fortalecimento de uma democracia estável, justa, igualitária e solidária, que é a democracia que todos nós queremos para o Brasil”, declarou o ministro.


“Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, porém a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência, graças à tecnologia avançada, confiável, segura e auditável de nossas urnas eletrônicas. Isso sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional”, disse Moraes.

“Eleitoras e eleitores, amanhã, a festa da Democracia é de todos os brasileiros e brasileiras, com paz, segurança e harmonia; respeito e liberdade; consciência e responsabilidade. Obrigado”.

Amanhã, 2 de outubro, acontece a festa da Democracia.

bernadetealves.com
Cristo Redentor com a camiseta pela paz nas Eleições 2022 #PazNasEleições

Para celebrar a data o TSE vestiu o Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro (RJ), com uma camiseta que contém a hashtag #PazNasEleições e a logomarca dos 90 anos da Justiça Eleitoral.


A projeção, começou às 19h e termina às 23h, e faz parte da Campanha pela Paz nas Eleições, promovida pelo Tribunal em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e times da série A do Campeonato Brasileiro.


Mais de cento e cinquenta e seis milhões de eleitoras e eleitores irão escolher os próximos presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores, deputados federais e estaduais. E aqui no Distrito Federal, Deputados Distritais.

Em uma eleição tão importante, nosso voto é fundamental.

Foto: TSE