Respeitar pessoas idosas é plantar o próprio futuro

Envelhecer é uma dádiva que não deve ser encarada como perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
Os cabelos brancos e a pele enrugada, são as marcas de um tempo vivido, sentido e vencido por quem carrega a força no coração e o sorriso no rosto. O corpo pode ter envelhecido, mas a mente está cheia de sabedoria e experiência.

Um grande viva aos idosos e tudo que representam, pois da vida como a conhecemos a eles devemos tudo.
Respeitar as pessoas idosas é plantar o próprio futuro. Por isso, são homenageados neste 1º de outubro.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
No Brasil, a data foi instituída em 2003, quando da entrada em vigor da Lei 10.741/03, conhecida como o “Estatuto do Idoso”. O objetivo de ambas as ações é reforçar e valorizar as contribuições e os direitos desse grupo social, composto por todas as pessoas com mais de 60 anos de idade.

O Dia do Idoso nos estimula a refletir sobre como a nossa sociedade se relaciona com o processo de envelhecimento. A velhice é uma construção social. Todos nós vamos vivendo e passando por um processo de envelhecimento. A forma como nos relacionamos com o mundo no qual estamos inseridos, é o que define o processo de envelhecimento.Todos os desgastes que nós, enquanto sujeitos, vamos sofrendo ao longo da nossa caminhada resultam da forma como a sociedade se organiza.


Pensar na valorização das pessoas idosas significa repensar todas as formas de relações que estabelecemos. A sociedade capitalista altera as relações entre os sujeitos. Combater o processo de exclusão ao qual, frequentemente, estão expostas as pessoas idosas, é dever de todos nós.
Vamos, não só neste 1º de outubro, como de forma permanente proteger e valorizar todos que estão na melhor idade. Afinal, “Cada um tem a idade do seu coração.”

E eles continuam se superando e nos inspirando. Colocam um sorriso no rosto e mostram que não há idade para se divertir.
Como neste 1º de outubro celebra-se, também, o Dia Internacional da Música vamos deixar que ela embale nossos corações e lave a alma da poeira do dia a dia.


Viva os idosos!!!
Fotos: Reprodução