Sônia Guajajara, uma das indígenas mais influentes do mundo, é eleita deputada federal

bernadetealves.com
Sônia Guajajara, uma das indígenas mais influentes do mundo, é eleita deputada federal por São Paulo


O estado de São Paulo elegeu Sônia Guajajara como deputada federal, a primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Sonia Guajajara (PSOL), conquistou o marco em São Paulo com 156.964 votos.


No Twitter, Guajajara escreveu: “São Paulo, nós conseguimos! A primeira mulher indígena eleita como deputada federal por SP vai aldear o Congresso Nacional. Muito, muito obrigada pela confiança! Vamos aldear mentes e corações, e construir um novo Brasil. Seguimos juntes!”.

bernadetealves.com
Sônia Guajajara: primeira indígena eleita deputada federal por São Paulo


A deputada eleita destaca, em suas propostas, a luta pelos direitos dos povos originários e pelo meio ambiente.


Aos 48 anos, a líder indígena Sonia Guajajara entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022, segundo a revista Time. Ao lado do pesquisador Tulio de Oliveira, 46, ela figurou como a única mulher brasileira entre os selecionados pela publicação americana, que também citou nomes como Vladimir Putin, Joe Biden, Zendaya e Volodymyr Zelensky.


Sônia Bone de Souza Silva Santos, nome civil de Sônia Bone Guajajara, é uma líder indígena brasileira e política filiada ao Partido Socialismo e Liberdade. É formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural.

bernadetealves.com
Sônia Guajajara, uma das indígenas mais influentes do mundo, é eleita deputada federal por SP


O ator Leonardo DiCaprio publicou a mensagem de congratulação a Sônia Guadajara, primeira indígena a conseguir a eleição de deputada federal pelo estado de São Paulo.


O PSOL foi o grande campeão de votos em São Paulo para deputado federal.
Guilherme Boulos (PSOL) teve 1.001.453 votos.


Elegeu, também Erika Hilton, a primeira mulher trans na Câmara dos Deputados com 256.902 votos, Sâmia Bomfim com 226.180 votos, e reelegeu Luiza Erundina com 113.983 votos.


Fotos: Reprodução