Mayra Aguiar é a primeira tricampeã mundial de judô do Brasil

A judoca Mayra Aguiar obteve o feito inédito na história do judô brasileiro ao se tornar tricampeã mundial. Neste 11 de outubro ela conquistou mais uma medalha de ouro na categoria até 78 kg ao vencer a chinesa Ma Zhenzao, em Tashkent, no Usbequistão.
A gaúcha foi arrasadora na competição e venceu cinco lutas, incluindo a campeã olímpica Shori Hamada nas quartas de final. Nesta final, ela derrotou a chinesa Ma Zhenzhao com um waza-ari rápido.
A brasileira de 31 anos faz história e coloca seu nome como uma das maiores judocas do Brasil.

Mayra Aguiar está na seleção brasileira desde 2006, quando entrou como titular pela primeira vez na categoria até 70kg.
O primeiro ouro foi em Cheliabinsk, em 2014, e em Budapeste em 2017 e agora 2022 mais um ouro. Esta medalha é a sétima individual em Mundiais. Ela soma também uma prata e três bronzes.
Em 2013 Mayra, participou da conquista da prata por equipes. A judoca é dona ainda de três medalhas de bronze em Jogos Olímpicos. Em Tóquio, no ano passado, faturou seu último pódio, como fizera no Rio-2016 e em Londres-2012.
Esta é a terceira medalha do Brasil nesta edição do Mundial de judô, a segunda de ouro. Antes, o país havia sido ouro com Rafaela Silva (57kg) e bronze com Daniel Cargnin (73kg). Curiosamente, os três medalhistas brasileiros na competição em Tashkent são medalhistas olímpicos. Considerando todas as edições, o Brasil já tem nove ouros, 18 pratas e 36 bronzes em Mundiais.
Fotos: Reprodução