Santa Edwiges: protetora dos pobres e endividados, é celebrada em 16 de outubro

Celebramos neste 16 de outubro a Santa que nos ensina a passarmos das boas intenções e bons propósitos a atitudes concretas. Ela que nasceu no período Medieval, de família rica e nobre, nunca desprezou os que sobreviviam à margem da vida. Pelo contrário usava seus bens materiais e dinheiro para aliviar o sofrimento das pessoas.
Edwiges foi uma mulher que marcou seu tempo. A mensagem que a vida de Santa Edwiges deixa para o mundo contemporâneo é a de que todos podem fazer o bem. E, assim, ajudar a transformar o mundo.
Canonizada em 1266 pelo Papa Clemente IV, Santa Edwiges é a padroeira endividados, das famílias e mãe dos pobres. Ela é a prova de que “ser da nobreza e rica não impede uma pessoa de praticar a caridade, desenvolver o amor a Deus e a ele confiar sua existência auxiliando àquelas que mais necessitam material e espiritualmente”.
Segundo o livro Santa Edwiges – Novena (Paulus Editora), Edwiges de Adenchs nasceu na Baviera em 1174, atualmente, parte da Alemanha. Era filha do conde Bertoldo de Adenchs. Sua infância e pré-adolescência se deu em ambiente de luxo e riqueza. Mesmo assim, desde pequena dava sinais de seu desapego material.
Aos 12 anos, como era convencionado nas casas reais, foi dada em casamento a Henrique I, duque da Silésia e da Polônia. Ela obedeceu aos pais e teve com o marido sete filhos. Isso fez dela uma mulher poderosa. Mas os relatos da época indicam que Edwiges, princesa da Silésia, país de Lebuska, atual Polônia, colocava seus bens materiais à disposição de quem mais precisasse.
Humilde, inteligente, esposa dedicada e temente a Deus, ela cuidou da formação religiosa dos filhos e do marido. Fundaram juntos o Hospital da Santa Cruz para mulheres leprosas, às quais se dedicou a atender pessoalmente.

Quando completou 20 anos, e ele 34, sentiu o chamado definitivo ao seguimento de Jesus. Conversou com o marido e decidiram manter, dentro do casamento, o voto de abstinência sexual.
Edwiges entregou-se, então, à piedade e caridade. Guardava uma pequena parte de seus ganhos para si e o resto empregava em auxílio ao próximo. Quando descobriu que muitas pessoas eram presas porque não tinham como saldar suas dívidas, passou a ir pessoalmente aos presídios para libertar tais encarcerados, pagando-lhes as dívidas com seu próprio dinheiro. Depois, ela também lhes conseguia um emprego, de modo que pudessem manter-se com dignidade.
Construiu o Mosteiro de Trebnitz, na Polônia, ajudou a restaurar os outros e mandou erguer inúmeras igrejas. Desse modo, organizou uma grande rede de obras de caridade e assistência aos pobres. Além disso, visitava os hospitais constantemente, para, pessoalmente, cuidar e limpar as feridas dos mais contaminados e leprosos. Mas Edwiges tinha um especial carinho pelas viúvas e órfãos.
Ela também passou por muitas provações pessoais, viveu um período de sucessivas desventuras familiares. Num curto espaço de tempo, assistiu um filho tirar a vida do outro e depois perdeu todos os filhos homens, ficando viva apenas a filha Gertrudes. Em seguida, foi a vez do marido. Henrique I fora preso pelos inimigos num combate de guerra e, mesmo depois de libertado, acabou morrendo, vitimado por uma doença contraída na prisão.
Viúva, apesar da dura provação, Edwiges continuou a viver na virtude. Retirou-se e ingressou no convento que ela própria construíra, do qual a filha Gertrudes se tornara abadessa. Fez os votos de castidade e pobreza, a ponto de andar descalça sobre a neve quando atendia suas obras de caridade. Foi nessa época que recebeu o dom da cura, e operou muitos milagres, em cegos e outros enfermos, com o toque da mão e o sinal da cruz.
Com fama de santidade, Edwiges morreu no dia 15 de outubro de 1243, no Mosteiro de Trebnitz, Polônia. Logo passou a ser cultuada como santa, e o local de sua sepultura tornou-se centro de peregrinação para os fiéis cristãos. Em 1266, o papa Clemente IV canonizou-a oficialmente. A Igreja designou o dia 16 de outubro para a celebração da sua festa litúrgica. O culto a santa Edwiges, padroeira dos pobres e endividados, é muito expressivo ainda hoje em todo o mundo católico e um dos mais difundidos do Brasil.
Segundo o escritor e teólogo J. Alves, autor do livro Santa Edwiges – Novena e Biografia (Editora Paulinas), “Santa Edwiges tornou-se conhecida no mundo inteiro como a mãe dos pobres, pois a ninguém ela negou auxílio e proteção. É invocada como a padroeira dos endividados em razão da benevolência com que tratava os súditos, que não tinham como pagar as obrigações a ela devidas”.

Nestes tempos difíceis, muitas pessoas não têm com quem contar, a não ser suplicar aos céus, por intercessão de Santa Edwiges, para que surja uma ‘luz no fim do túnel’ para terem de volta a sua dignidade de filhos e filhas de Deus.
O endividamento monetário e as preocupações financeiras tem tirado o sono e feito muitas pessoas a entrar em desespero. Além disso todos temos uma dívida impagável de amor para com Jesus que, por amor, deu sua vida por nós e pelo próximo.
Santa Edwiges que, mesmo nobre, fez-se pobre para assistir aos necessitados, não deixa de ser uma referência para tantas pessoas que com muita fé suplicam sua proteção e ajuda.
Pesquisadores relatam que são numerosos os testemunhos de pessoas que, na aflição de não conseguir pagar as próprias dívidas, a ela recorreram e, prontamente, foram atendidos. Encontram em Edwiges o carinho e a proteção da mãe que, no desespero, acolhe o filho.
Edwiges se tornou uma das mais famosas santas do catolicismo. A devoção foi trazida ao Brasil pela colonização portuguesa e cresce em todas as classes sociais. Como ela é celebrada em 16 de outubro, é comum que sempre no dia 16 de cada mês, os devotos vão à igreja fazer pedidos e agradecer pelas graças alcançadas.
Quem estiver neste momento atravessando uma crise financeira, pode recorrer à ajuda divina para atrair a sorte. Segundo a Igreja Católica há várias orações que podem ser feitas. Selecionamos algumas.
Oração a Santa Edwiges para problemas econômicos
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Senhor meu Deus, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, Vós que tudo regulais em justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente Vos dirijo por intermédio de Santa Edwiges, vossa serva, que tanto Vos amou na Terra e que usufrui da graça de contemplar Vossa divina face.
Edwiges, gloriosa princesa e santa mulher,
bendita benfeitora e santa patrona dos aflitos,
dos carentes de moradia e endividados,
generosa com os pobres e desprotegidos
e dedicada inteiramente ao serviço dos necessitados,
suplicai por mim e estenda-me sua dadivosa mão.
Nobre protetora de órfãos e viúvas,
esforçada cuidadora dos doentes,
defensora de abusos, agravos e injustiças,
e boa e generosa com todo aquele que chegar em ti
para solicitar suas bondades e misericórdia,
faça que por sua piadosa e valiosa intercessão
seja assistido em meus difíceis problemas.
Amante tenra e fiel de Maria Santíssima,
acesa com a chama do amor Divino,
cheia de amor pelos mais humildes
arca de compreensão e humanidade
e depositária da infinita caridade do Senhor,
dai-me tua ajuda nestas necessidades que me afligem,
careço de meios econômicos para sair de minhas dívidas,
das minhas diligentes estreitezas e carências,
preciso ter mais renda para enfrentar pagamentos
e para poder conseguir a moradia que tanto desejo
e que tanto preciso nestes momentos
para levar uma vida mais digna e gratificante,
eu confio plenamente em ti,
se você suplica a Deus Todo-poderoso por mim
sei que serei consolado imediatamente,
te suplico, apresenta-lhe meus esperançados pedidos
e consiga que seja atendido quanto antes em:
(dizer o que se quer conseguir).
Interceda santa minha por meus infortúnios,
peça a Maria, Virgem e Rainha dos Céus,
a Deus Pai, a Deus Filho e a Deus Espírito Santo,
a quem reverencio, honro e amo
que me abençoem com seu Amor
e me concedam as graças particulares
que com fé e humildade solicitou.
Bem-aventurada Santa Edwiges,
não me abandone nas necessidades desta vida,
você é minha última e grande esperança
dai-me cordial e benigno auxílio agora e sempre
e faça que seguindo seu exemplo de amor,
caridade e entrega aos demais,
e guiado por sua luz,
chegue um dia às alturas dos Céus.
Amém.
Ao finaliza a poderosa oração, rezar 2 Pai Nosso, 2 Ave Maria e 2 Glória ao Pai. Rezar durante 3 dias seguidos.
Oração à Santa Edwiges para quitar suas dívidas

Ó Santa Edwiges, foste sustentadora e amparo dos pobres, a quem ajudou os desvalidos e socorro aos endividados nesta terra, e agora estás no céu desfrutando do eterno prêmio da caridade que praticaste em sua vida, rogo-te que sejas minha advogada para que eu possa obter a ajuda de Deus o auxílio que tanto preciso (faça seu pedido).
Santa Edwiges, protetora dos endividados, aumentai minha fé e confiança na Providência de Deus, para que não falte o pão de cada dia, e não falte o necessário no final deste mês, para que eu possa dar saúde à minha família, educação em casa e dignidade na minha morada e para as pessoas que tanto amo.
Santa Edwiges interceda por mim para o equilíbrio na minha vida financeira e prosperidade nos meus negócios. Ajudai-me a superar meus problemas financeiros, que eu não seja enganado pelo dinheiro fácil, que eu não tolere a corrupção e o suborno. Mantenha o equilíbrio em minha vida financeira.
Amém!
Para pedir a Deus um milagre financeiro
Eu te agradeço de antemão Tuas bênçãos. Que Deus Pai entregue agora mesmo à pessoa que lê isto, a abundância e misericórdia para o cancelamento de todas as suas dívidas e cargas econômicas, que floresçam seus bens, de acordo com Tua Vontade Divina em harmonia perfeita para todo o mundo e sob Tua Graça Divina.
Santa Edwiges, exemplo de fé cristã, espelho do amor divino, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, fiel discípula de Cristo, humilde serva do Senhor, modelo de amor à cruz, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, bondosa mãe dos pobres, auxílio dos doentes, refúgio dos oprimidos, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, modelo das mães cristãs, glória da Santa Igreja, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, por amor a Jesus, Maria e José, fazei vossas minhas aflições. Apressai-vos em socorrer-me. Amém.
Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades. Por amor a Jesus Crucificado, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Santa Edwiges, por vossa santa vida, por vossa santa morte, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Amém.
Santa Edwiges, protetora dos endividados, rogai por nós.
Fotos: Reprodução