Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a morada sagrada de Jesus Cristo

bernadetealves.com
Imaculada Conceição de Nossa Senhora


O dia 8 de dezembro é dedicado pela Igreja Católica para celebrar a imagem da Imaculada Conceição, que é uma referência à Virgem Maria. Ela é fruto da união de Santa Ana e São Joaquim, mas, mesmo que tenha nascido como todo ser humano, há tempos a Igreja acredita que Maria foi concebida sem o pecado original.


Segundo doutores mais eminentes em Teologia
, o pecado original é uma teoria sobre a imperfeição humana, que pode influenciar de forma negativa as pessoas para realizarem mais pecados durante toda a vida. É por isso que o ser humano precisa constantemente recorrer a Deus, pois o pecado original habita o seu corpo desde o nascimento.


A Imaculada Conceição, então, é uma menção ao dogma que diz que a Virgem Maria nasceu sem a mancha do pecado original. Ela foi preservada por Deus para ser a morada sagrada de Jesus Cristo, seu filho. Esse dogma também afirma que Maria viveu na Terra sem ser manchada por nenhum pecado.

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a morada sagrada de Jesus Cristo

Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos, a Rainha do Céu e da Terra.


O título de Nossa Senhora Rainha é consequência da maternidade divina da Virgem Maria, ou seja, por ser a Mãe do Cristo Rei e Senhor, Maria é a Rainha que possui e exerce sobre o universo e cada um de nós uma soberania que lhe foi confiada pelo próprio Filho. Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar.

bernadetealves.com
Coroação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: Rainha do Céu e da Terra

A coroação é uma forma de homenagear Nossa Senhora e retribuir a Ela o amor que recebemos de Deus, pois, ao aceitar ser a Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, permitiu chegar à humanidade a salvação de Deus.


A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo. Os outros três dogmas associados à Virgem Maria são a Assunção, a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua.

bernadetealves.com
Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a Rainha do Céu e da Terra

Em 28 de fevereiro de 1476 o Papa Sisto IV decretou o dia da Imaculada Conceição como uma festa universal.


A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta medalha, anunciada em todo o mundo, possibilitou a devoção a Maria Imaculada, induzindo os bispos a solicitarem ao papa a definição do dogma, que já era vivenciado entre os cristãos.


Sendo assim, no dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.


A Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu sou a Imaculada Conceição”.


Em vários países europeus, incluindo Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional. No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada.


A primeira imagem chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. O culto à Imaculada Conceição no Brasil teve início na Bahia, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. Já no despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.


Oração a Imaculada Conceição de Maria

bernadetealves.com
Maria Imaculada Conceição é celebrada em 8 de dezembro


“Virgem Santíssima, que foste concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.!


Oração


“Oh, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me, neste dia, a ser sempre teu verdadeiro filho, para chegar um dia ao Deus da vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo, a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os anjos e santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a luz divina do Universo para me ajudar a resolver esses problemas’.” (descrever as intenções).

Na Umbanda a Imaculada Conceição é a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.


Fotos: Reprodução