Jornalista Sérgio Amaral, diretor de jornalismo da TV Band Brasília, morre aos 66 anos

Sérgio Amaral, diretor de jornalismo da TV Band Brasília, morre aos 66 anos

bernadetealves.com
Sérgio Amaral, ex-secretário de comunicação do STF, e diretor da Band Brasília, morre aos 66 anos em Brasília


É com pesar que registro o falecimento do jornalista Sérgio Amaral, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de dezembro, aos 66 anos, após luta de cinco anos contra o câncer. Sérgio chegou em Brasília em 1985 para trabalhar como repórter de política na extinta TV Manchete.


Sérgio Amaral deixa a esposa, três filhos e uma neta.
Deixa, também, um legado de trabalho e dedicação e centenas e centenas de amigos que conquistou ao longo de mais de 40 anos anos de uma carreira profissional vitoriosa. Brasília perde um grande e respeitado profissional que tinha compromisso com a verdade e qualidade da informação.


Sérgio era diretor de jornalismo da TV Band Brasília
e sua morte prematura consternou amigos e colegas de profissão. Também foi Secretário de Comunicação do Supremo Tribunal Federal, durante a presidência do ministro Nelson Jobim, onde facilitou acesso à informação.


Eu o conheci na época da Constituinte de 1988. Uma pessoa que chamava atenção pela dedicação, profissionalismo, empatia, generosidade, amabilidade e ética. Nossos sentimentos à família e colegas. Que ele tenha Luz Eterna.


Em nota, o ministro do STF Dias Toffoli, lamentou a morte e destacou a atuação de Amaral na cobertura política durante o período de redemocratização do Brasil. “Ao longo de sua carreira na capital, iniciada em meados da década de 1980, construiu uma trajetória marcada pela seriedade e pela competência, enquanto conquistava a legião de amigos que hoje sentem profundamente a sua prematura partida”, escreveu o ministro na mensagem.


Rodrigo Orengo, diretor de jornalismo da Rádio Band News FM Brasília, prestou homenagem ao colega em seu programa. “Sérgio faz parte de uma geração de repórteres que escreveu páginas importantes da história do país e do jornalismo. Participou do fim da cobertura do ciclo militar e da redemocratização, da Constituinte de 88 e de todos os planos econômicos até chegar ao Real, Impeachment, caso PC Farias e de todas as eleições”.

bernadetealves.com
Jornalista Sérgio Amaral, diretor de jornalismo da TV Band Brasília, morre aos 66 anos


Flávio Lara Resende, diretor-geral da Band Brasília, lamentou a doença enfrentada pelo jornalista, mas ressaltou a vontade de viver de Sérgio. “A gente nunca está preparado para recebê-la, mesmo sabendo que o Sérgio foi aos pouquinhos deixando a vida devagarzinho e foi um guerreiro”.


“Nesses cinco anos, ele enfrentou, com todas as adversidades possíveis com uma alegria, uma vontade de viver. Ele só deixou de trabalhar nesses últimos meses, em casa. A última vez que ele esteve aqui foi na reunião do debate para governador. A Band perde um grande profissional”, finalizou Lara Resende.


Sérgio Amaral era conhecido pelos colegas como Serginho ou doutor. Amaral era graduado em Relações Públicas e Jornalismo e pós-graduado em Administração e Marketing. Ele iniciou a carreira em jornais de seu estado natal, Minas Gerais, inicialmente na editoria de esportes. O jornalista foi locutor de jogos de basquete. Passou pela rádio e depois foi para TV.


Em 1985, veio para Brasília trabalhar como repórter de política na TV Manchete, tendo passado também por SBT, Record e assessorias de imprensa. Em 2004, assumiu a Comunicação do STF. Amaral chegou à Bandeirantes em 2011 e lá foi diretor de jornalismo, apresentador e comentarista de política.


Fotos: Reprodução