Brasileira Mariana Milena descobre asteroide pelo computador e é reconhecida pela Nasa

bernadetealves.com
Mariana Milena Prado de Sá, 18 anos, descobre asteroide pelo computador e ganha reconhecimento da Nasa


Mariana Milena Prado de Sá, 18 anos, se apaixonou por ciência desde nova e teve como inspiração sua mãe Walkíria Prado, professora de ciências e formada em biologia. Mariana conta que ciência sempre foi algo natural em sua casa e que, por conta da profissão da mãe, sempre teve acesso a microscópios, o que ajudou no desenvolvimento de sua paixão pelo sistema solar e astronomia.


Enquanto estudava para entrar na faculdade, Mariana publicava conteúdos sobre seus resumos de astronomia e ciências em um perfil criado por ela no Instagram de nome @marimilenastudies.


O objetivo da página é também o de ajudar mais mulheres a se inserirem no mundo da ciência. “É muito difícil, na engenharia são pouquíssimas mulheres, na minha turma tem só eu e mais uma. Existe uma carência de programas que tenham essa função de engajar mulheres na área de exatas.” Hoje, ela já passou na faculdade e cursa engenharia mecatrônica pela Universidade Federal de Uberlândia.

bernadetealves.com
Mariana Milena descobre asteroide com computador e ganha reconhecimento da Nasa


Aos 18 anos de idade, em fevereiro deste ano, Mariana entrou para o programa Caça-Asteroides, que é uma iniciativa da NASA com a União Internacional de Pesquisa Astronômica. Segundo ela, os participantes recebem imagens captadas por um telescópio no Havaí para poderem analisá-las.


Eles precisam ficar atentos e prestar muita atenção até localizar um “pontinho”, que tenha um movimento retilíneo e que se mova 4 vezes, um asteroide.


Durante a sua análise, Mariana conseguiu, no primeiro pacote de imagens encontrar um ‘possível asteroide’. “Mandei na segunda-feira e na sexta-feira eles já deram o retorno de que era um asteroide que nunca antes tinha sido detectado”, conta a orgulhosa estudante. “Foi um momento de muita felicidade, porque eu me senti realmente contribuindo com a ciência“.

bernadetealves.com
Imagens analisas pela estudante Mariana Milena, do programa Caça-Asteróides, ganha reconhecimento da Nasa


“Às vezes, a gente acha que nossa ciência é uma coisa restrita, que está com os cientistas naquelas salas fechadas, só aquele pessoal que tem doutorado. Mas não, existem várias formas de a gente contribuir com a ciência, às vezes até em casa com o computador, do jeito que eu fiz”, conta Mariana de Sá.


Hoje, o asteroide já consta como ‘descoberto’. Por enquanto ele é chamado de ‘asteroide provisório’, até que depois de um longo processo de estudo sobre mais detalhes de sua órbita, ele possa ser de fato nomeado.


Mariana diz que pretende batizar o novo asteroide com o nome de sua mãe e inspiradora: Walkiria. “Ela sempre me apoia em todas as minhas ideias, todos os meus sonhos. Ela sempre fala: ‘Mariana, vai!‘ E eu vou!”, deu certo diz a estudante.

bernadetealves.com
Estudante brasileira de 18 anos encontra asteroide com computador e é reconhecida pela Nasa


Usando apenas o computador Mariana Milena Prado de Sá, observou um asteroide que ainda não havia sido catalogado e teve o trabalho reconhecido pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos. Ela também ganhou uma medalha do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Viva o despertar da Ciência para os jovens.


Fotos: Arquivo pessoal de Mariana Milena Prado de Sá