Rita Serrano é a quarta mulher a assumir o comando da Caixa Econômica Federal

A servidora Rita Serrano tomou posse no dia 12 como presidente da Caixa Econômica Federal. Ela trabalha na instituição há 33 anos é a segunda servidora de carreira e a quarta mulher no comando do banco público. A solenidade aconteceu no dia em que a CEF comemora 162 anos de história.
Uma nova Caixa para um novo Brasil.
A cerimônia de posse ocorreu no teatro da Caixa Cultural, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad e de ex-presidentes da instituição.

o presidente Lula fez um discurso em que afirmou estar convencido que, como a nova gestão na Caixa, o país vai conseguir “bancarizar a massa pobre” da população e melhorar a situação salarial das pessoas, além de tocar os programas sociais e os investimentos em infraestrutura.
“A Caixa tem uma participação extraordinária. Eu pude saber a força extraordinária da Caixa ao financiar as casas”, disse Lula.
Lula destacou a atuação de da nova presidente no banco e disse que ela foi escolhida por ter uma história e referências. “Espero que você se dedique à Caixa Econômica Federal, na presidência, aquilo que você se dedicou como funcionária, aquilo que se dedicou como militante sindical, como militante de política, como militante social”.
O presidente Luiz Inácio falou que espera viver um novo período nesse país. “O Brasil cansou de muita tristeza, de muito ódio, muita raiva. O Brasil cansou de muitas ofensas”, declarou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parabenizou Rita Serrano e os funcionários da Caixa, destacando o empenho da instituição em dar aos brasileiros os melhores serviços bancários para realizarem seus sonhos.
“Na qualidade de ministro da Educação, acompanhei o trabalho da Caixa Econômica Federal concedendo financiamento estudantil para milhões de estudantes brasileiros e por meio do FIES, conseguindo seu diploma, mesmo que advindo de famílias de baixa renda”, disse Haddad.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse ser bom ver a Caixa voltar às mãos dos trabalhadores comprometidos com o sonho de um Brasil mais fraterno e solidário. “Rita, você vai ter um grande parceiro no Ministério da Fazenda, pessoa que respeita muito essa instituição, que se esforça para cumprir os princípios mais caros da Constituição Federal”.

A nova comandante do banco adiantou que vai inaugurar 12 novas agências. “Eu sei que falta empregados, eu sei que falta equipamentos, e essa será a nossa grande batalha, mas é fundamental que a Caixa abra agências”, disse ela, ressaltando que novas unidades são fundamentais em especial em regiões menos assistidas do país.
Rita Serrano afirmou que a “gestão pelo medo na Caixa acabou” e disse que trabalhará para a humanização das relações de trabalho no banco. A declaração foi uma referência às denúncias de assédio sexual e moral contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

“Eu afirmei para os meus colegas hoje de manhã, porque fizemos também um evento [de posse interno], que a gestão pelo medo na Caixa acabou“, afirmou Serrano, sendo muito aplaudida pelos presentes.
Serrano também disse que a Caixa trabalhará junto ao governo para a “reconstrução do país. “O presidente Lula afirmou em seu discurso de posse que agora é a hora de voltar a cuidar do Brasil e do povo brasileiro. A nova Caixa nasce com esse espírito e esse compromisso com a reconstrução do país e a melhoria da qualidade de vida da população.”

Para tanto vai reorganizar o banco para: cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida; promover a inclusão bancária da população; atuar em temas relacionados às questões de sustentabilidade e humanização das relações de trabalho; ampliar a parceria com estados e municípios para desenvolvimento dos projetos de infraestrutura; buscar a rentabilidade do negócio com “equilíbrio entre as operações comerciais e as ações de inclusão”; investir em projetos culturais; e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços e atendimento ao cliente.
Nascida em Santo André (SP), Rita Serrano é graduada em Estudos Sociais e em História, e é mestre em Administração. Ela já atuou em diversos postos de representatividade.
A Caixa Econômica Federal é um banco público, vinculado ao Ministério da Fazenda. É o principal braço de execução de políticas sociais do governo federal. É a Caixa, por exemplo, quem cuida do pagamento do programa Bolsa Família e do seguro-desemprego aos trabalhadores demitidos.
Fotos: Valter Campanato/Agência Brasil e Reprodução