Tereza van Brussel Barroso, esposa do ministro Luís Roberto, morre vítima de osteossarcoma

É com pesar que registro o falecimento da advogada e empresária Teresa Cristina Van Brussel Barroso, aos 57 anos, vítima de osteossarcoma, ocorrido no dia 13. Ela era casada com o ministro do STF Luís Roberto Barroso.
A advogada estava internada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, onde fazia tratamento contra um câncer. Ela deixa os filhos Luna Van Brussel Barroso e Bernardo Van Brussel Barroso. O sorriso lindo e contagiante se apagou, mas ela vai continuar iluminando como a beleza do girassol, sua flor preferida.
Segundo comunicado divulgado pelo Supremo Tribunal Federal, a senhora Tereza Barroso faleceu em razão de complicações de um câncer na cabeça do fêmur, um dos locais onde se desenvolve o osteossarcoma.
“Tereza Barroso faleceu nesta 6ª feira (13.jan.2023), aos 57 anos, em razão de complicações decorrentes de um câncer primário na cabeça do fêmur. Discreta, mas queridíssima, conservou o bom humor até o último momento de lucidez. A família –Luís Roberto, Luna e Bernardo– está serena e confortada. Tereza viveu uma vida boa e feliz. Informações sobre velório e enterro não serão divulgadas para preservar a família”, diz o texto.

Ministros do Supremo Tribunal Federal lamentaram a morte prematura da advogada Tereza Barroso e se solidarizaram com o ministro Barroso. O ministro Gilmar Mendes foi o primeiro a chegar ao hospital.
O ministro Luiz Fux escreveu para a família: “É triste a notícia da passagem da querida Tereza. Nada nos conforta. A tristeza de vocês e a nossa tristeza. Ofereço a nossa amizade para nós confortarmos. Sei o
Pai e o marido que você sempre foi, cuidadoso, carinhoso e cúmplice. Deus há de guardar um lugar dedicado às pessoas justas e caridosa como o foi a querida Tereza.”
Segundo oncologistas e especialista, o osteossarcoma é um tipo raro de câncer que afeta os ossos e é mais comum na adolescência. O tumor atinge principalmente os ossos longos, sendo os mais comuns o fêmur, que responde por 80% dos casos, e a tíbia, especialmente na região do joelho. Embora ele pareça restrito ao osso à época do diagnóstico, praticamente todos os osteossarcomas produzem micrometástases nos pulmões, tão pequenas que não podem ser detectadas nos exames por imagem, como tomografia e ressonância magnética.

Nossos respeitosos sentimentos de pesar ao ministro Luís Roberto Barroso, aos filhos Luna e Bernardo, familiares e amigos da querida advogada Tereza Cristina. Que a espiritualidade a receba em sua infinita paz, amor e bondade e cure todas as suas dores. Que o Senhor Rei do Universo conforte o coração do ministro Barroso e seus filhos.
Fotos: Reprodução