Carol Santiago e Willians Araújo ganham os Prêmios Paralímpicos de melhor atleta de 2022

O Tokio Marine Hall, em São Paulo, foi palco da 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011.

O Prêmio Paralímpicos 2022, apresentado pelos jornalistas Karine Alves e Everaldo Marques, homenageou atletas de 24 modalidades. O evento, transmitido ao vivo pelo Instagram e You Tube do CPB com a participação da jornalista Mari Palma e do triatleta Ruiter Silva, comemorou também os 28 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro.

bernadetealves.com
Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, durante entrega do Prêmio Paralímpicos 2022

Carol Santiago (natação) e Willians Araújo (judô) foram os grandes vencedores das categorias melhor atleta feminina e melhor atleta masculino do Prêmio Paralímpicos 2022.

Carol Santiago – que é deficiente visual -, tem quatro medalhas de ouro e uma de prata em provas individuais em 2022. A atleta também conquistou medalhas de ouro em provas de revezamento no Mundial de Portugal.

“Primeiro eu quero agradecer a Deus por toda essa história. Se a gente teve esse resultado é por causa dos profissionais que estão atrás. Essa premiação é nossa, do nosso programa. Agradeço também ao presidente Mizael (Conrado, presidente do CPB) pelo apoio. Estou muito feliz. Obrigada por tudo“, disse Carol.

bernadetealves.com
Carol Santiago e Willians Araújo ganham os Prêmios Paralímpicos de melhor atleta de 2022 do presidente do CPB Mizael Conrado

O judoca Willians Araújo, deficiente visual, ganhou Ouro no Mundial no Azerbaijão e nas etapas da Turquia, do Cazaquistão e do Brasil do Grand Prix. O atleta acredita estar vivendo o auge da carreira. “Foi um ano incrível, jamais vivido por mim. Um ano inédito. Tive um ciclo complicado em Tóquio 2020, com duas cirurgias e agora fui abençoado com esse ano sensacional. Tenho muito orgulho do que fiz em 2022”.

Willians Araújo, do judô, que fez 24 lutas, todas vencidas, 23 por ippon e 1 por punição. “Fruto de um trabalho, não só meu, mas de toda a equipe. Ganhei esse prêmio em 2014 e 2015 e achei que jamais ia ganhar esse prêmio de novo. Passei por duas cirurgias de ligamento cruzado nos dois joelhos. Momento delicado, foi muito triste, mas com as mudanças de classes (cego total só compete com cego total) recomecei. Foi muito emocionante pra mim hoje estar aqui comemorando essa conquista “.

bernadetealves.com
Ministra Ana Moser, entre os jornalistas Everaldo Marques e Karine Alves na entrega do Prêmio Paralímpicos 2022

2022 foi o ano em que o Brasil conquistou 95 medalhas: 26 de ouro, 20 de prata e 49 de bronze, em mundiais. Para comemorar o feito e agradecer os atletas, o CPB entregou premiações aos atletas de 24 modalidades.

bernadetealves.com
Jade Lanai é a “Atleta Revelação” do Prêmio Paralímpicos 2022, ao lado do secretário de Esportes do DF, Julio Cesar Ribeiro

Conheça os atletas premiados nas 24 modalidades

A ganhadora do troféu “Atleta da Galera”, decidido em votação popular, foi Raíssa Machado, do atletismo. Ela levou 48% dos votos. 

bernadetealves.com
Raissa Machado é eleita “Atleta da Galera” do Prêmio Paralímpicos 2022
bernadetealves.com
Atletas de 24 modalidades são homenageados com o Prêmio Paralímpicos 2022 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo

“Muito gratificante para nós atletas estar em um evento como esse, premiando temporada de 2022 e a dedicação que a gente teve em procurar o nosso melhor todos os dias. Já vai iniciar a temporada em março com muitos campeonatos, ciclo mais apertado, mas que promete ser de bom proveito”, declarou Petrúcio Ferreira, o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

bernadetealves.com
Petrúcio Ferreira dos Santos, melhor atleta do Atletismo, recebe o Prêmio Paralímpicos 2022

ATLETISMO – Petrúcio Ferreira

BADMINTON – Vitor Tavares

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS  – Leandro de Miranda

CANOAGEM – Igor Tofalini

CICLISMO –  Lauro Chaman

ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS – Jovane Guissone

ESPORTES DE INVERNO – Cristian Ribeira

FUTEBOL DE CEGOS – Maicon Mendes

FUTEBOL PC – Moacir Fernando 

GOALBALL – Leomon Moreno

HALTEROFILISMO – Mariana D’Andrea

HIPISMO – Rodolpho Riskalla

JUDÔ – Wilians Araújo

NATAÇÃO – Carol Santiago

REMO – Diana Barcelos e Valdeni Júnior

RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS – Gabriel Feitosa

TAEKWONDO – Silvana Fernandes

TÊNIS DE MESA – Bruna Alexandre

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS – Ymanitu Silva

TIRO COM ARCO – JANE KARLA

TIRO ESPORTIVO – Alexandre Galgani

TRIATLO – Jéssica Ferreira

VÔLEI SENTADO – Janaína Petit

bernadetealves.com
Janaina Petit, melhor atleta do Volei Sentado, recebe o Prêmio Paralímpicos 2022

Os vencedores de cada esporte foram eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações.

bernadetealves.com
Ymanitu Silva é eleito o melhor na modalidade Tênis em cadeira de rodas 2022 pelo CPB
bernadetealves.com
Maicon Mendes ganha troféu de melhor atleta de futebol de cegos 2022 do Comitê Paralímpico Brasileiro

O presidente do CPB, Mizael Conrado, eleito o melhor jogador do mundo de Fut5, entregou também os prêmio especiais.

bernadetealves.com
Gabriel Feitosa comemora troféu de melhor atleta de rúgbi em cadeira de rodas do CPB 2022

Prêmio Atleta Revelação: Jade Lanai

Prêmio Caixa: Sesi-SP

Prêmio Braskem: Rafael Alencar

Melhores técnicos individual e coletivo: Leonardo Tomasello e Fernando Guimarães

bernadetealves.com
Sesi-SP recebe o Prêmio de melhor clube de 2022 do Comitê Paralímpico Brasileiro
bernadetealves.com
Rafael Alencar, técnico de paratletismo, que trabalha na formação esportiva de crianças e adolescentes, ganha o Prêmio Braskem 2022, do CPB
bernadetealves.com
Prêmio Paralímpicos 2022 escolhe os melhores técnicos individual e coletivo

Parabéns a todos os laureados e as Loterias Caixa por patrocinar o Prêmio.

Fotos: Alessandra Cabral/CPB