Carol Santiago e Willians Araújo ganham os Prêmios Paralímpicos de melhor atleta de 2022


O Tokio Marine Hall, em São Paulo, foi palco da 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, maior premiação do paradesporto nacional e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2011.
O Prêmio Paralímpicos 2022, apresentado pelos jornalistas Karine Alves e Everaldo Marques, homenageou atletas de 24 modalidades. O evento, transmitido ao vivo pelo Instagram e You Tube do CPB com a participação da jornalista Mari Palma e do triatleta Ruiter Silva, comemorou também os 28 anos do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Carol Santiago (natação) e Willians Araújo (judô) foram os grandes vencedores das categorias melhor atleta feminina e melhor atleta masculino do Prêmio Paralímpicos 2022.
Carol Santiago – que é deficiente visual -, tem quatro medalhas de ouro e uma de prata em provas individuais em 2022. A atleta também conquistou medalhas de ouro em provas de revezamento no Mundial de Portugal.
“Primeiro eu quero agradecer a Deus por toda essa história. Se a gente teve esse resultado é por causa dos profissionais que estão atrás. Essa premiação é nossa, do nosso programa. Agradeço também ao presidente Mizael (Conrado, presidente do CPB) pelo apoio. Estou muito feliz. Obrigada por tudo“, disse Carol.

O judoca Willians Araújo, deficiente visual, ganhou Ouro no Mundial no Azerbaijão e nas etapas da Turquia, do Cazaquistão e do Brasil do Grand Prix. O atleta acredita estar vivendo o auge da carreira. “Foi um ano incrível, jamais vivido por mim. Um ano inédito. Tive um ciclo complicado em Tóquio 2020, com duas cirurgias e agora fui abençoado com esse ano sensacional. Tenho muito orgulho do que fiz em 2022”.
Willians Araújo, do judô, que fez 24 lutas, todas vencidas, 23 por ippon e 1 por punição. “Fruto de um trabalho, não só meu, mas de toda a equipe. Ganhei esse prêmio em 2014 e 2015 e achei que jamais ia ganhar esse prêmio de novo. Passei por duas cirurgias de ligamento cruzado nos dois joelhos. Momento delicado, foi muito triste, mas com as mudanças de classes (cego total só compete com cego total) recomecei. Foi muito emocionante pra mim hoje estar aqui comemorando essa conquista “.

2022 foi o ano em que o Brasil conquistou 95 medalhas: 26 de ouro, 20 de prata e 49 de bronze, em mundiais. Para comemorar o feito e agradecer os atletas, o CPB entregou premiações aos atletas de 24 modalidades.

Conheça os atletas premiados nas 24 modalidades
A ganhadora do troféu “Atleta da Galera”, decidido em votação popular, foi Raíssa Machado, do atletismo. Ela levou 48% dos votos.


“Muito gratificante para nós atletas estar em um evento como esse, premiando temporada de 2022 e a dedicação que a gente teve em procurar o nosso melhor todos os dias. Já vai iniciar a temporada em março com muitos campeonatos, ciclo mais apertado, mas que promete ser de bom proveito”, declarou Petrúcio Ferreira, o atleta paralímpico mais rápido do mundo.

ATLETISMO – Petrúcio Ferreira
BADMINTON – Vitor Tavares
BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS – Leandro de Miranda
CANOAGEM – Igor Tofalini
CICLISMO – Lauro Chaman
ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS – Jovane Guissone
ESPORTES DE INVERNO – Cristian Ribeira
FUTEBOL DE CEGOS – Maicon Mendes
FUTEBOL PC – Moacir Fernando
GOALBALL – Leomon Moreno
HALTEROFILISMO – Mariana D’Andrea
HIPISMO – Rodolpho Riskalla
JUDÔ – Wilians Araújo
NATAÇÃO – Carol Santiago
REMO – Diana Barcelos e Valdeni Júnior
RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS – Gabriel Feitosa
TAEKWONDO – Silvana Fernandes
TÊNIS DE MESA – Bruna Alexandre
TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS – Ymanitu Silva
TIRO COM ARCO – JANE KARLA
TIRO ESPORTIVO – Alexandre Galgani
TRIATLO – Jéssica Ferreira
VÔLEI SENTADO – Janaína Petit

Os vencedores de cada esporte foram eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações.


O presidente do CPB, Mizael Conrado, eleito o melhor jogador do mundo de Fut5, entregou também os prêmio especiais.

Prêmio Atleta Revelação: Jade Lanai
Prêmio Caixa: Sesi-SP
Prêmio Braskem: Rafael Alencar
Melhores técnicos individual e coletivo: Leonardo Tomasello e Fernando Guimarães



Parabéns a todos os laureados e as Loterias Caixa por patrocinar o Prêmio.
Fotos: Alessandra Cabral/CPB