Biden recebe Lula e reafirma natureza vital e duradoura da relação Brasil-EUA

bernadetealves.com
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama Janja Lula da Silva, são recebidos pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, no fim da tarde de sexta-feira, 10 de fevereiro, em Washington, D.C. Os dois líderes das maiores democracias das Américas reafirmaram a natureza vital e duradoura da relação Brasil-EUA e selaram o compromisso com o fortalecimento da democracia, a promoção do respeito aos direitos humanos e o enfrentamento da crise do clima.

bernadetealves.com
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na Casa Branca

O Presidente Lula convidou o Presidente Biden a visitar o Brasil, e o Presidente norte-americano, aceitou o convite. Os dois líderes comprometeram-se a ampliar seu diálogo e buscar cooperação mais profunda em preparação para a celebração do bicentenário das relações diplomáticas Brasil-EUA em 2024″.

Ao receber Lula no Salão Oval da Casa Branca, Joe Biden ressaltou que as “duas nações são democracias fortes que foram duramente testadas e prevaleceram”. O presidente americano citou os atos de vandalismo nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 e em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

“Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os Estados Unidos parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática”, disse Biden.

bernadetealves.com
Presidente Biden recebe Presidente Lula e reafirma natureza vital e duradoura da relação Brasil-EUA

Lula iniciou sua declaração agradecendo o rápido reconhecimento de Joe Biden em sua vitória nas eleições de 2021. O presidente também afirmou que vai trabalhar para recolocar o Brasil na nova geopolítica mundial porque o país ficou fora do cenário nos últimos quatro anos.

O presidente Lula destacou também a necessidade de preservação da Amazônia e propôs uma aliança contra mudanças climáticas. “Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. E cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência. Por isso, todos nós temos a obrigação de deixar para os nossos filhos e netos um mundo melhor do que o que recebemos dos nossos pais”, disse.

bernadetealves.com
Lula e Biden selam compromisso com democracia, respeito e proteção da Amazônia

O encontro entre o Presidente Lula e o Presidente Joe Biden marca etapa positiva nas relações Brasil-EUA, é muito importante para a democracia, meio ambiente e economia.

Em entrevista coletiva após encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula disse ter recebido a promessa de entrada do país no fundo.

bernadetealves.com
Presidente Biden recebe Presidente Lula na Casa Branca em apoio a defesa da democracia e meio ambiente

“Senti muita vontade [de Biden]. O que posso afirmar é que ele vai participar do fundo amazônico”, declarou Lula. Segundo o presidente brasileiro, os Estados Unidos estão convencidos da necessidade de nações ricas financiarem empreendimentos em áreas florestais de países em desenvolvimento para a preservação do meio ambiente.

“É preciso transformar a riqueza da nossa diversidade em algo que possa ser proveitoso para o povo brasileiro que mora na Amazônia”, comentou.

Em relação à ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Lula disse ter levado a sugestão, historicamente defendida pela diplomacia brasileira, a Biden. O líder brasileiro disse que a ideia foi bem recebida pelo mandatário norte-americano.

“Pedi que outros países possam participar do Conselho de Segurança para que algumas decisões de ordem climáticas sejam tomadas a nível internacional. Senti muita disposição do presidente americano para contribuir com isso”, comentou Lula.

bernadetealves.com
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington DC (EUA)

Com Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia como membros permanentes, o Conselho de Segurança da ONU concede o aval das Nações Unidas para guerras. Mais dez países têm assentos rotativos, com qualquer um dos cinco países com assentos permanentes tendo poder de veto.

O presidente brasileiro disse ter proposto a Biden um grupo neutro para negociar um possível acordo de paz para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula informou que já apresentou a sugestão ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que esteve em Brasília na semana passada. Lula está trabalhando pela paz mundial.

Sobre a retomada de relações diplomáticas do Brasil com a África, Lula anunciou que pretende viajar a três países do continente: Angola, África do Sul e Moçambique.  Em suas redes sociais, o presidente disse que a viagem a países africanos “é uma obrigação histórica e humanitária.”

bernadetealves.com
Lula, ministros e o senador Jacques Wagner, durante encontro com o senador democrata Bernie Sanders, nos Estados Unidos

Neste sábado, 11 de fevereiro, Lula escreveu em suas redes sociais que retorna hoje ao Brasil depois de um ótimo encontro com o presidente Joe Biden. “Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia. O Brasil está de volta ao debate mundial. Bom dia para todos”, postou o presidente brasileiro.

Já o presidente norte-americano Joe Biden, postou em suas redes sociais, também neste sábado, que “está construindo uma parceria Estados Unidos Brasil mais forte para gerações que estão por vir”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava acompanhado da esposa Janja Lula da Silva, dos ministros Mauro Vieira, de Relações Exteriores; Fernando Haddad, da Fazenda; Marina Silva, do Meio Ambiente; Anielle Franco, de Igualdade Racial; o assessor especial, embaixador Celso Amorim, Senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Marcio Elias Rosa, e o ajudante de ordens de Lula, Valmir Moraes, principal segurança do presidente. 

Fotos: Ricardo Stuckert