Ruy Barbosa é celebrado com obras lançadas pela Editora Migalhas

Personalidades do mundo jurídico e político estiveram reunidas na noite de 1º de março, para o coquetel de lançamento de três obras em homenagem ao centenário de morte do fenomenal jurista e político Ruy Barbosa.

O volume I das Migalhas de Rui Barbosa, tem apresentação do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti. O volume II conta com prefácio assinado pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional. As obras reúnem mais de 1500 lições de sabedoria do jurista, diplomata e político, colhidos em seus incontáveis trabalhos e obras. A organização e a seleção das ‘pérolas’ do Águia de Haia, ficou a cargo do advogado Miguel Matos, do Portal e Editora Migalhas.

A terceira obra lançada pela Editora Migalhas é de autoria do advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB Nacional. “Ruy Barbosa – O advogado da Federação e da República”, é para o público em geral. “Os ensinamentos de Rui são atuais para o enfrentamento de crises como a que o Brasil recentemente enfrentou e teve que aplicar o Estado de Direito e as normas em vigor no país”, explica o autor.

O ex-presidente da OAB Nacional diz que, Rui Barbosa defendia a igualdade e a liberdade como tábuas de salvação da sociedade, nas quais os advogados deveriam sempre se pautar.


A noite de autógrafos, no Lago Sul, contou com a presença de importantes autoridades como o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes; os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Luiz Fux; e o ministro aposentado da Suprema Corte Sepúlveda Pertence.

Também prestigiaram a celebração a Ruy Barbosa as ministras Assusete Magalhães, do STJ, Delaíde Miranda Arantes, do TST e Maria Claudia Bucchianeri, do TSE. Também prestigiaram o Portal Migalhas, o corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão; os ministros Sebastião Reis Jr., João Otávio de Noronha, Villas Bôas Cueva, Humberto Martins, Moura Ribeiro, Marco Buzzi e Antonio Carlos Ferreira.


Por lá estiveram: Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria geral da presidência, ministro da AGU Jorge Messias, Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça, o presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr., Conselheiros federais da OAB, os renomados advogados Cristiano Zanin e Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, dentre tantas personalidades.


Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-deputado Aldo Arantes, o juiz Leonardo Wandelli, desembargadores, escritores, professores universitários, integrantes da sociedade de Brasília, jornalistas e familiares dos autores, estiveram na concorrida noite de autógrafos no Lago Sul.




Todos recepcionados pelo jornalista e advogado Miguel Matos, do Portal e Editora Migalhas, e sua esposa a renomada advogada Daniela Teixeira.

Parabéns Miguel Matos pela iniciativa de celebrar o centenário do fenomenal brasileiro com importantes publicações e assinadas por autoridades do mundo jurídico e político. Os livros vão tornar Ruy Barbosa, o patrono da Advocacia, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, mais conhecido pelos estudantes de direito e reverenciado pelo público em geral.

Fotos: César Rebouças, Vanessa Castro e Eugenio Novaes