Prêmio da Sony Photography Awards 2023, destaca as melhores fotos de cada país

bernadetealves.com
Ebrahim Noroozi, registra um time de futebol feminino em Cabul

O concurso de fotografia Sony Photography Awards, realizado em conjunto pela marca japonesa de equipamentos eletrônicos e pela Organização Mundial de Fotografia, revela os vencedores de sua edição 2023, destacando imagens premiadas em 55 países. 

Desde que começou há 16 anos, o Photography Awards é considerado uma das competições de fotografia mais prestigiadas do mundo, elevando as carreiras dos fotógrafos, dos mais estabelecidos aos emergentes.

O programa National Awards é uma iniciativa estabelecida pela Organização Mundial da Fotografia e patrocinada pela Sony. A seleção de fotografias vencedoras é bem diversificada, indo de vida selvagem e paisagens a retratos e esportes.

bernadetealves.com
Nicola Zolin, da Itália, mostra a paixão pelo Rei do Futebol

A seleção não foi fácil pois foram inscritas mais de 415 mil fotos de mais de 200 nações e territórios foram no concurso deste ano. Os vencedores por país foram selecionados entre as inscrições das diferentes categorias e representam uma coleção incrível e diversificada de imagens de todo o planeta.

O concurso da Sony é a principal competição para fotógrafos e artistas que trabalham com fotografia. Composto por quatro categorias (Profissional, Aberto, Estudante e Juvenil), todas as inscrições são gratuitas e o prêmio máximo é de US$ 25.000.

Juízes especializados selecionam as melhores imagens individuais de cada um dos países inscritos nos Prêmios Nacionais e Regionais. Os vencedores recebem equipamentos de imagem digital da Sony, bem como exposição global.

Este ano, a competição adicionou quatro novos prêmios regionais que destacam a amplitude do talento fotográfico de vários países da Europa. Da mesma forma, o Prêmio Nacional da América Latina homenageia fotógrafos da América Central e do Sul.

bernadetealves.com
Fotógrafo mexicano Pável Vélez ganhou o Prêmio Nacional da América Latina

O fotógrafo mexicano Pável Vélez ganhou o Prêmio Nacional da América Latina por sua foto evocativa de fogos de artifício na pequena cidade de Santa Rosa Xochiac. As cores laranja e fúcsia brilhantes dos fogos se destacam no céu noturno. A composição de Vélez nos coloca logo atrás dos foliões locais, nos fazendo sentir que também participamos do evento.

bernadetealves.com
Fotógrafo Abdulla Al-Mushaifri – Qatar

Das tradições culturais locais às paisagens e à vida selvagem, uma ampla gama de temas conquistou os prêmios principais em cada país. Quer as fotografias sejam em preto e branco ou coloridas, cada imagem é uma celebração das escolhas criativas dos fotógrafos. Para homenagear sua vitória, os vencedores receberão equipamentos de imagem digital da Sony e serão incluídos na exposição e no livro do Sony World Photography Awards.

Destaques do Prêmio da Sony em 2023

Uma das imagens mais belas foi a vencedora da etapa do Vietnã, representando a harmonia dos seres humanos com a natureza. Turtle Dream retrata uma mergulhadora nadando suavemente ao lado de uma tartaruga marinha. O fotógrafo disse esperar que a imagem consiga transmitir a mensagem de adoção de estilos de vida e turismo compatíveis com a sobrevivência da natureza e dos oceanos. A foto premiada foi feita por Nguyên Ngoc Thiên em setembro de 2022, durante uma viagem de mergulho no mar de Perhentian, na Malásia.

bernadetealves.com
Nguyên Ngoc Thiên, mostra a harmonia dos seres humanos com a natureza

A imagem vencedora do concurso na Turquia foi feita nas fontes termais no distrito de Guroymak, no leste do país, também retratando a harmonia entre animais e seres humanos no meio ambiente preservado – uma cena que destoa da devastação do terremoto que abalou o país há uma semana. 

Os pastores levam seus cavalos e búfalos para as fontes nos meses de inverno e desfrutam da natureza com eles. As fontes termais mantêm uma temperatura de cerca de 40 graus Celsius, mesmo quando a temperatura externa bate os 14 graus Celsius negativos.

bernadetealves.com
Fotógrafo Erhan Coral, Turquia

Vencedor de Bangladesh

bernadetealves.com
Protap Shekhor Mohanto, registra uma coruja no Jardim Botânico Nacional de Bangladesh

Esta coruja manchada foi fotografada de um esconderijo no Jardim Botânico Nacional de Bangladesh. Durante o dia, essas incríveis aves costumam se esconder em ninhos feitos nos buracos dos troncos das árvores, mas às vezes espreitam para observar os arredores com seus olhos amarelos cativantes.

A coruja, mesma arisca, encarou o fotógrafo de dentro do esconderijo. A foto foi eleita a melhor na etapa regional do concurso no país. “Durante o dia, esses pássaros incríveis tendem a se esconder em ninhos feitos nos buracos dos troncos das árvores, mas às vezes espiam para observar os arredores com seus cativantes olhos amarelos“, disse Protap Shekhor Mohanto, autor da foto.

Vencedor do Sri Lanka

bernadetealves.com
Rajeev Abeysekara registra um Leopardo, num safári no Parque Nacional de Kumana, no Sri Lanka

O fotógrafo Rajeev Abeysekara foi premiado por uma imagem que registra o olhar penetrante do leopardo que descansava em cima de uma árvore.  Rajeev Abeysekara explica que “durante um safári no Parque Nacional de Kumana, no Sri Lanka, encontrei este magnífico leopardo descansando em uma árvore, olhando para nós através dos galhos. Foi um encontro inesquecível.”

Vencedor da Finlândia

bernadetealves.com
Roberto Pavic, Vencedor da Finlândia

O fotógrafo Roberto Pavic, foi o vencedor da Finlândia, ao registrar o majestoso nascer da lua na Lapônia, Finlândia.

Fotos: Reprodução