Décio Nery de Lima assume o comando do Sebrae Nacional

Décio Nery de Lima, ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau (SC), foi eleito pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), diretor-presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) pelos próximos quatro anos, no dia 10 de abril. O diretor-técnico, Bruno Quick Lourenço de Lima e a diretora de Administração e Finanças, Margarete de Castro Coelho, primeira mulher a se tornar vice-governadora do Piauí e deputada federal, continuam nos cargos ocupados.
Décio Lima agradeceu ao presidente Lula pela confiança e falou sobre um “novo momento” para o órgão. “Vou percorrer o Brasil, interagir com os Sebraes estaduais, e ser parceiro de um governo que entende que esse setor é fundamental para recuperar as bases da nossa economia que se perderam com fome e exclusão”, escreveu em suas redes sociais.
Carlos Melles renunciou ao cargo no dia 29 de março. Melles era presidente do Sebrae desde 2019 e tinha sido reeleito em 2022 para mais quatro anos à frente do órgão, mas decidiu abrir mão da chefia. “Expresso meu respeito a todo o Sistema do Sebrae e aos milhões de empresários de pequenos negócios”, disse Melles ao renunciar.

O Sebrae foi fundado em 1972, é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover a competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. O órgão é financiado com dinheiro do sistema S.
Décio Nery de Lima, tem 62 anos, e elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina e foi prefeito de Blumenau durante dois mandatos consecutivos. Defensor de programas de inclusão social e modernização urbana. É casado com a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC), enfermeira obstetra e tem dois filhos. Sua esposa foi a primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau em 2002.

Décio é natural de Itajaí (SC) e formado em Ciências Sociais e em Direito. Ocupou o cargo de superintendente do Porto de Itajaí, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história.
Fotos: Erivelton Viana e Reprodução.