Emílio Ribas, pioneiro no estudo e cura de infectologias no país, é celebrado em 11 de abril

bernadetealves.com
Doutor Emilio Ribas: o sanitarista que combateu a febre amarela é homenageado em 11 de abril

Celebra-se neste 11 de abril o Dia do Infectologista, data em homenagem ao nascimento do renomado médico Emílio Ribas, pioneiro no estudo e cura de infectologias no país. Ele é o Pai do Sanitarismo Brasileiro, patrono da Saúde Pública de SP e fundamental na criação do Instituto Butantan.

Ao lado de Adolfo Lutz, Vital Brazil e Oswaldo Cruz criaram um laboratório para o preparo do soro antipestoso. A partir daí surgiu o instituto Soroterápico, depois chamado de Instituto Butantan. Em estudos sobre a febre amarela, o Doutor Ribas conduziu uma série de pesquisas e fez questão de participar de experimentos, deixando-se picar pelo mosquito juntamente com seu contemporâneo Adolfo Lutz.

Emilio Ribas é um orgulho para a saúde pública e para a ciência do nosso país. Gratidão pelo seu trabalho e por ter existido neste mundo. Seu legado é eterno. Salve Doutor Emilio Ribas. Salve Butantan.

Parabéns aos especialistas que ajudam a controlar a transmissão das doenças contagiosas. Um trabalho importante capaz de interromper as cadeias de transmissão.

bernadetealves.com
Emílio Ribas, pioneiro no estudo e cura de infectologias no país, é celebrado em 11 de abril

Durante a pandemia de Covid-19 os infectologistas tiveram um papel educativo fundamental. Eles traduziram em palavras comuns o que é um coronavírus, a diferença para outros agentes infecciosos, como ele se reproduz e o passo a passo da Ciência na busca de um imunizante eficaz.

As doenças que o infectologista trata e combate são contagiosas e, na maioria das vezes, se espalham rapidamente. Por isso o médico especializado em Infectologia tem papel fundamental na conscientização, prevenção e controle de doenças infecciosas, sendo fundamental em equipes médicas de qualquer hospital.

Doenças conhecidas tratadas por infectologistas

bernadetealves.com
11 de Abril – Dia do Infectologista

A lista de doenças tratadas pelos infectologistas inclui alguns distúrbios muito comuns na população em geral. Gripe, meningite, sinusite, bronquite, pneumonia, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, tuberculose, sarampo e algumas doenças tropicais, como malária, febre amarela e dengue estão nessa lista. Nos últimos anos, doenças altamente transmissíveis, como a AIDS, o ebola e a Covid-19, passaram a fazer parte da rotina do infectologista.

O infectologista atua em 4 grandes áreas clínicas:

  • Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias
  • Imunizações (vacinação)
  • Aconselhamento na prescrição do uso correto de antibióticos
  • Controle de infecção hospitalar

Nossas homenagens aos especialistas que ajudam a controlar a transmissão das doenças contagiosas. Um trabalho importante capaz de interromper as cadeias de transmissão.

Fotos: Reprodução