Os 100 primeiros dias do terceiro governo de Lula à frente do país

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante balanço dos 100 primeiros dias do seu terceiro governo à frente do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta segunda-feira, 10 de abril, 100 dias de gestão pela união e reconstrução do país. A data foi marcada com uma reunião ministerial no Palácio do Planalto durante toda manhã.

O presidente celebrou “o retorno da democracia”. “Nós sabemos o que o país passou de 2018 a 2022. As ofensas que o país passou. Que as mulheres sofreram, os negros e negras, os democratas, a Suprema Corte, governadores. Nunca antes um presidente os tratou com tanto desrespeito. Mas a democracia voltou”.

Sobre os ataques do dia 8 de janeiro, Lula qualificou como “uma tentativa de golpe feita com a maior desfaçatez, feita por um grupo de reacionários, fascistas, e de extrema direita que não queria deixar o poder”.

bernadetealves.com
Os 100 dias do terceiro governo de Lula à frente do país prioriza crescimento econômico com inclusão social

Disse estar otimista com relação a recuperação da economia e voltou a criticar o Banco Central pela taxa de juros. “Estão brincando com o país, com o povo pobre e com os empresários”, disse. E declarou que “continua achando que 13,75% [de juros] é muito alto. Só não vê quem não quer”.

Na avaliação do presidente, a nova regra fiscal, que será enviada para análise do Congresso, tem “soluções realistas”, põe fim “às amarras descumpridas do falido teto de gastos” e coloca o pobre “de volta” ao orçamento.

“Aqui, Haddad, de vez em quando, eu sei que você ouve algumas críticas. Eu tenho que elogiar, você e a equipe que trabalharam, porque certamente, em se tratando de economia, em se tratando de política tributária, a gente nunca vai ter 100% de solidariedade”, afirmou Lula ao defender o ministro da Fazenda.

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião de balanço dos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto com seus ministros e líderes no Congresso Nacional

O presidente falou sobre o respeito às mulheres e aos negros. Citou o caso de um surfista brasileiro que bateu em mulheres no exterior. “Isso é coisa da classe média e alta. Pobre não vai surfar na Austrália. Só pode ser um fascista, porque uma pessoa direita não bate em outra”, criticou Lula.

“Ontem, o Carrefour cometeu mais um crime. Um fiscal acompanhou uma moça negra, que ia fazer compras, achando que ela ia roubar. Ela teve que fazer compras de calcinha e sutiã para provar que não ia roubar. É a segunda vez que o Carrefour faz esse tipo de coisa”, lamentou Lula.

Lula também afirmou que o governo vai ampliar investimentos “estratégicos” em obras de infraestrutura. Os recursos serão aplicados em seis eixos: transporte, infraestrutura social, inclusão digital, infraestrutura urbana, água para todos e transição energética.

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministro Alexandre Padilha e vice-presidente Geraldo Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o atual governo “ouve mais e erra menos”. “Foram mil dias em 100”. Alckmin também declarou que o presidente “salvou a democracia”.

“Quero dizer que o presidente Lula está sendo fiel ao que falou na campanha. O senhor salvou a democracia de uma tentativa de golpe e ela saiu fortalecida. A reação do governo foi fortalecer o sistema democrático”, disse Alckmin sobre o atentado a democracia em 8 de janeiro.

As principais medidas de 100 dias do governo Lula, abrangem programas sociais, economia, segurança pública, relações internacionais, meio ambiente, direitos humanos, saúde e educação, entre outras.

A agenda da diplomacia internacional foi, sem dúvida, uma das áreas prioritárias do presidente Lula nos primeiros 100 dias de seu terceiro mandato. Além de reinserir o país em foros regionais importantes, como a Unasul e a Celac, o presidente buscou restaurar pontes com parceiros históricos e estratégicos do país, como a Argentina, destino de sua primeira viagem internacional.

bernadetealves.com
Presidente Lula faz balanço dos 100 dias de governo durante reunião com ministros e anuncia plano de desenvolvimento

Lula também se reuniu, em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro. Amanhã, o presidente viaja para a China, maior parceiro comercial do Brasil. Em maio, no Japão, participará como convidado especial da Cúpula do G7, grupo que reúne as sete economias mais desenvolvidas do planeta.

Os primeiros 100 dias mostram o compromisso do governo federal de melhorar a qualidade de vida do povo. O Brasil é país das oportunidades e está sendo reconstruído com amor, respeito e união.

Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil e Reprodução