100 dias do segundo mandato de Ibaneis Rocha no comando do GDF

O segundo mandato do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, completa 100 dias nesta segunda-feira, 10 de abril.
Logo no início do mandato, em 8 de janeiro, Ibaneis Rocha teve de enfrentar os ataques golpistas que vandalizaram as sedes dos três poderes na capital do país. No dia seguinte, foi afastado do cargo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
O ministro tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues e da Advocacia-Geral da União. No dia 11 de janeiro 8 ministros votaram pela manutenção da decisão de Moraes.
A vice-governadora Celina Leão assumiu o governo e enfrentou vários desafios, principalmente na área da saúde. No final de janeiro, a governadora em exercício assinou decreto determinando que os funcionários da Secretaria de Saúde do DF emprestados para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), que administra hospitais públicos na capital federal, voltassem aos seus postos originais.
Celina também vivenciou os problemas com o funcionamento do Metrô, a nomeação de Sandro Avelar como Secretário de Segurança pelo interventor federal Ricardo Cappelli e a prisão de Anderson Torres.

No dia 15 de março, o ministro Alexandre de Moraes determinou o retorno de Ibaneis Rocha no comando do GDF. Ele ficou 66 dias afastado das funções. Ibaneis assumiu com mais disposição e com atenção especial à saúde com construção de novos hospitais. Como destaque dos 100 dias a continuidade das obras e o reajuste dos servidores.
Fotos: Reprodução