Presidente da Romênia visita Memorial JK e fica fascinado com a história do fundador de Brasília

bernadetealves.com
Paulo Octávio Pereira, Anna Christina Kubitschek Pereira, presidente da Romênia Klaus Werner Iohannis e André Kubitschek, no memorial JK

O presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, visitou o Memorial JK, no dia 18. Ele foi recebido por André Kubitschek, um dos bisnetos de JK, pela neta do presidente Juscelino Anna Christina Kubitschek Pereira, e pelo seu marido o empresário Paulo Octávio, que foi Senador da República.

Durante a visita ao museu, dedicado à memória do fundador de Brasília, o presidente romeno ficou impressionado ao saber dos detalhes da história da construção de Brasília e se disse admirado com o espaço, presidido por Anna Christina Kubitschek. “Se fôssemos fazer Brasília hoje em dia, demoraríamos 300 anos”, disse Klaus Iohannis.

bernadetealves.com
André Kubitschek, presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, Anna Christina Kubitschek Pereira e Paulo Octávio Pereira, no Memorial JK

Segundo o brasiliense André Kubitschek, a visita valorizou o maior museu particular da capital. “O primeiro compromisso do presidente Iohannis ao chegar em Brasília foi a visita ao Memorial, o que é uma homenagem tocante que a Romênia fez ao fundador da cidade, ao Brasil e a Brasília, na semana do aniversário da cidade. Foi uma visita bem positiva, em todos os sentidos”.

O empreendedor e político Paulo Octávio, disse que a presença do presidente da Romênia tem um legado importante. “Acho que todo presidente que vem ao Memorial sente a importância que é ocupar este cargo e o que um tem de deixar para as futuras gerações. O que se vê no Memorial é um presidente que em cinco anos deixou um legado para história, um legado de democracia, de boa governança e de realizações”.

bernadetealves.com
André Kubitschek Pereira com o presidente da Romênia Klaus Werner Iohannis, no Memorial JK

Após a visita ao Memorial JK, o presidente da Romênia seguiu para um almoço com o presidente Lula, no Palácio Itamaraty, para debater a intensificação dos contatos políticos e a cooperação em temas ambientais e econômico-comerciais — em especial, na agricultura e aeronáutica. Em seguida, Klaus Iohannis viajou para o Rio de Janeiro, onde teria encontros com autoridades estaduais e municipais.

Em seguida, Klaus Iohannis viajou para o Rio de Janeiro, onde teria encontros com autoridades estaduais e municipais.

Fotos: Rayra Paiva/Divulgação Memorial JK