No Dia do Exército, General Tomás Paiva pede que seus comandados respeitem as instituições e a constituição

bernadetealves.com
Exército deve ser ‘apolítico, apartidário, imparcial e coeso’, diz general Paiva ao lado de Lula , durante cerimônia do Dia do Exército

O Quartel General do Exército, celebrou neste 19 de abril os 375 anos de história da tropa. O evento aconteceu no local onde manifestantes bolsonaristas ficaram acampados depois do resultado das eleições de 2022.

O evento contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ministro da Defesa José Mucio e representantes dos Três Poderes. Na cerimônia, o chefe do Executivo assistiu aos desfiles e demonstrações dos militares.

bernadetealves.com
Presidente Lula é recebido com honras militares no Dia do Exército

General Tomás Paiva, comandante, que assumiu o Exército depois dos atos do dia 8 de janeiro, pediu em discurso que os seus comandados respeitem as instituições e a constituição. “Em um mundo cada vez mais complexo, é preciso olhar os exemplos dos heróis de Guararapes e do Duque de Caxias, a fim de encontrar os melhores caminhos para o cumprimento de nossa missão”, disse Paiva.

Na cerimônia, o general destacou que o Exército baseia sua história em “valores e tradições” e na “defesa da democracia”. “Somos hoje mais de 200 mil homens e mulheres. Teremos neste ano 75 mil conscritos incorporados. São jovens brasileiros de todas as raças e religiões, a maioria voluntária, de origem humilde, que servem à sua Pátria e ajudam as suas famílias”.

bernadetealves.com
Exército celebra 375 anos exaltando a democracia e a imparcialidade política

“Esses caminhos, balizados pelo respeito à população, às instituições e, sobretudo, à Constituição, exigem um Exército moderno, com capacidade dissuasória, profissionalismo e aptidão para ajudar ainda mais o Brasil nos desafios vindouros”, completou.

O general Tomás Miguel Paiva afirmou que a Força é “apolítica, apartidária, imparcial e coesa”, além de ser comprometida com a “defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia”.

bernadetealves.com
No Dia do Exército, General Tomás Paiva, pede que seus comandados respeitem as instituições e a constituição

O comandante pediu, no fim do seu discurso, para que os militares tenham “fé nos princípios democráticos”. “Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares, herdeiros dos heróis de Guararapes e fiéis guardiões de nossa soberania”, disse Paiva.

bernadetealves.com
Presidente Lula participa de cerimônia do Dia do Exército, em Brasília

Durante a solenidade, foram condecorados diversos militares e civis com a Ordem do Mérito Militar, criada em 1934 para premiar cidadãos que prestaram serviços notórios à Força. Dentre os homenageados, a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, os presidentes Rodrigo Pacheco (Senado Federal), Arthur Lira (Câmara dos Deputados),

Fotos: Ricardo Stuckert/PR