Datas comemorativas do mês de maio de 2023


Maio é um mês repleto de datas comemorativas de relevância histórica, econômica e religiosa, tanto no âmbito nacional como internacionalmente. O Dia do Trabalhador e o Dia das Mães são algumas das celebrações mais conhecidas desse mês, mas as comemorações vão muito além delas.
O feriado do Dia do Trabalhador, abre o calendário. A data é celebrada internacionalmente no dia 1º de maio e relembra os esforços dos trabalhadores que se mobilizaram, no fim do século XIX e início do XX, para reivindicar melhores condições de trabalho.
No primeiro de maio também é celebrado o Dia da Literatura Brasileira. A data tem como objetivo homenagear grandes nomes da nossa literatura. Por isso, foi escolhido o dia do nascimento de José de Alencar. José de Alencar (1829-1877) foi um romancista indianista louvável. Dentre as suas obras destacam-se: O Guarani, Iracema e Ubirajara.
Uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil é o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. Com inspiração na celebração criada nos Estados Unidos, no início do século XX, o Dia das Mães passou a ser comemorado em terras brasileiras no governo de Getúlio Vargas e, atualmente, é a segunda festividade mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal.
Maio também tem como data comemorativa o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, e Dia Nacional da Ética, celebrados no dia 2. Esta data lembra a cada um de nós a importância de sermos éticos – no trabalho, na escola, na sociedade. É importante basearmos as nossas atitudes em valores, para assim, fazermos algo por uma sociedade com indivíduos melhores. E como diz o sábio Mário Sérgio Cortella: “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal”.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é celebrado no dia 3. A comemoração foi instituída pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1993. A data reforça a importância da imprensa e seu papel na democracia, além de alertar sobre a tortura e morte de jornalistas em todo o mundo.

Uma outra data instituída pela Unesco é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebração que ocorre em 5 de maio. A data foi definida em 2009 e é comemorada por todos os países que têm o português como idioma oficial, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
Neste dia também celebra-se Dia Mundial de Higienização das Mãos, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem como objetivo recordar as pessoas da importância que algo simples como a lavagem das mãos é fundamental na redução de infecções.
O Dia Nacional Sobre o Uso Racional de Medicamentos, em 5 de maio, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos da automedicação, que pode levar à morte. A data teve origem na campanha do URM – Uso Racional de Medicamentos, idealizada pelo movimento estudantil de farmácia.
Dia Nacional da Matemática é lembrado em 6 de maio para homenagear os profissionais que se dedicam a essa área do conhecimento. A data, instituída pela Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, corresponde ao dia do nascimento de Júlio César de Mello e Souza (1895-1974), professor, matemático e escritor brasileiro que usava o pseudônimo Malba Tahan. A comemoração foi instituída pela Lei nº 4.623, de 6 de maio de 1965.
Dia do Oftalmologista, em 7 de maio. Esta data visa não apenas homenagear os oftalmologistas, mas, principalmente lembrar a importância do seu trabalho no exame dos olhos e seus cuidados para preservar a visão.
O Dia do Silêncio, 7 de maio, salienta a importância do silêncio. A data lembra os malefícios causados pelo excesso de ruídos, que podem resultar em poluição sonora. Além de problemas auditivos, a poluição sonora também pode provocar alterações no sono, depressão, entre outros patologias.
Dia Internacional da Cruz Vermelha, dia 8 de maio, homenageia o fundador da organização que trabalha na assistência humanitária, Henry Dunant, nascido em 8 de maio de 1828. Fundada em 1863, a Cruz Vermelha tem sede em Genebra, Suíça, e conta com a colaboração de 16 mil pessoas em 80 países do mundo.
O Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, foi instituído pela Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. A data recorda o dia 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou a desapropriação das terras nas proximidades das Cataratas do Iguaçu. Esse ato tinha o intuito de criar o Parque Nacional do Iguaçu, o qual se tornou Patrimônio Natural da Humanidade.
A celebração do Dia do Artista Plástico, 8 de maio, é uma homenagem a todos os artistas brasileiros, em especial o pintor Almeida Júnior, que nasceu no dia 8 de maio de 1850. José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899) foi um dos artistas plásticos brasileiros mais importantes do século XIX.
A celebração do Dia da Cavalaria, 10 de maio, reconhece a importância da Cavalaria brasileira e presta homenagem aos seus militares. A origem da data traduz a homenagem ao Marechal Manuel Luís Osório, Patrono da Cavalaria no Brasil, que ficou conhecido como “O Legendário”.
Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus, dia 10 de maio. A data é muito importante para a conscientização sobre o lúpus e a atenção para pessoa com esta enfermidade. Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.
Dia do Reggae, 11 de maio, em homenagem ao cantor jamaicano Bob Marley na data da sua morte, em 1981.

Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, 12 de maio, em homenagem à Florence Nightingale no dia do seu nascimento. Florence Nightingale (1820-1910) foi uma enfermeira inglesa dedicada, que ficou conhecida como “a dama da lâmpada”. Na Guerra da Crimeia, Florence prestava cuidados de enfermagem aos doentes com poucos recursos e, à noite, vigiava os leitos orientando-se com uma lâmpada.
O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
No dia 13 de maio celebra-se a Abolição da Escravatura. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, documento que extinguiu a escravidão no Brasil, por isso, a data foi escolhida para essa comemoração.
O Dia da Fraternidade, 13 de maio, celebra valores que caracterizam a boa relação entre os homens. A fraternidade preconiza a igualdade entre todos, independentemente da classe econômica, orientação sexual, raça e religião. A data foi criada em 1961 por iniciativa de três padres no contexto da Campanha da Fraternidade.
O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa celebrada no dia 15 de maio e relembra a importância da família, ao mesmo tempo que serve como momento para formulação de políticas que possam beneficiar famílias em todo o planeta. Essa data foi criada pela ONU, em 1993, e comemorada pela primeira vez em 1994.
O Dia do Assistente Social, 15 de maio, tem como intuito valorizar e homenagear os profissionais que trabalham pela melhoria das condições de vida das pessoas. A origem da comemoração tem como base a data do Decreto do Conselho de Ministros n.º 994, de 15 de maio de 1962, o qual regulamenta a Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, que trata da profissão de Assistente Social.
O Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, 15 de maio, tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre o número de pessoas infectadas anualmente no Brasil e, além disso, esclarecer o que pode ser feito para a sua prevenção. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde, em 2008. A medida preventiva aconselhada como mais eficaz é o simples cuidado com a correta higienização das mãos.
O Dia Internacional da Convivência em Paz, 16 de maio, foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O seu objetivo é promover a paz internacional, envolvendo toda a humanidade a fazer algo pelo desenvolvimento da paz e fortalecer a cultura da não-violência.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de maio, foi comemorado pela primeira vez em 2006. Foi a partir desse ano que o Dia Mundial da Sociedade da Informação se uniu ao já existente Dia das Telecomunicações. A origem da data do Dia das Telecomunicações esta relacionado com o dia da fundação da União Internacional de Telecomunicações, que aconteceu no dia 17 de maio de 1865.
As datas comemorativas também servem para conscientização, como é o caso do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Criado em 17 de maio, esse dia chama a atenção para a violência e o preconceito sofrido pela população LGBTQIA+.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, 18 de maio, foi criado para conscientizar as pessoas sobre a gravidade do problema. A data foi instituída através da Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, mas a escolha do dia faz referência ao “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos que foi violada e assassinada em 18 de maio de 1973.
Dia Internacional dos Museus, é celebrado em 18 de maio. A data foi criada em 1977 pela ICOM – Conselho Internacional de Museus, que faz parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para mostrar a importância dos museus, guardiões da história e do conhecimento.
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, é celebrado em 19 de maio, para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de uma bebida valiosa, o leite materno. A data foi instituída pela Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015.
A criação do Dia do Defensor Público, 19 de maio, é uma forma de valorizar o trabalho desses profissionais que se dedicam a garantir o direito das pessoas que não têm condições de ter um advogado. A data foi instituída pelo Decreto de lei nº 10.448, de 9 de maio de 2002, como o Dia nacional da Defensoria pública.
O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado no dia 22 de maio recordando a data da aprovação da Convenção da Diversidade Biológica ou Tratado de Biodiversidade. Criada pela ONU em 1992, a data pretende conscientizar as pessoas sobre a necessidade de proteger a biodiversidade.
O Dia do Abraço, comemorado internacionalmente em 22 de maio, começou pela iniciativa de um homem australiano em 2004, o qual criou a campanha “Free Hugs Campaign”, onde distribuía gratuitamente abraços pelas ruas de Sydney.
O Dia Nacional do Café, 24 de maio, surgiu em 2005 por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. A data tem como objetivo recordar a importância história marcante do café no Brasil, que é o seu maior produtor a nível mundial.
O Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio, foi instituído pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Além de sensível, a adoção no Brasil é um tema desafiador, daí a importância de ter uma data dedicada a ela. A sugestão surgiu no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção realizado em 1996.
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o glaucoma, que é o aumento da pressão interna do globo ocular. Trata-se de uma oportunidade para conhecer a existência da doença e alertar especialmente para sintomas, prevenção e tratamento.
Dia Nacional da Mata Atlântica, dia 27 de maio. Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, 28 de maio, traz a oportunidade de conscientizar as pessoas sobre os cuidados indispensáveis para que as mulheres sejam saudáveis. A data eleva a importância dos exames preventivos para diagnóstico precoce de doenças de risco elevado.
Dia Mundial da Saúde Digestiva, 29 de maio. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
O Dia do Geólogo, 30 de maio, presta homenagem aos profissionais responsáveis por analisar solos, estudar impactos e riscos de desastres naturais, trabalhar na recuperação de áreas ambientais, entre tantas outras funções relacionadas à geologia.
Dia Mundial de Combate ao Fumo, no dia 31 de maio. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis.
Fotos: Reprodução