Brasil conquista ouro inédito na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, em Portugal

A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica é campeã da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, no Challenge de Portimão, em Portugal, ao obter 34.600 pontos na prova dos arcos. Esta é a primeira vez na história que o Brasil conquista uma medalha de ouro nesta modalidade.
O som de “I Wanna Dance With Somebody”, música de Whitney Houston, as atletas Duda Arakaki, Nicole Pircio, Victoria Borges, Sofia Madeira, Giovanna Silva e com Julia Kurunczki, (como reserva), treinadas por Camila Ferezin e Bruna Marttins (coreógrafa/bailarina), são as responsáveis pela conquista inédita.

As brasileiras ao superarem a Espanha (34,450) e Itália (33,800), medalhistas da prova de 5 arcos no Mundial do ano passado, escrevem um novo capítulo de sua história na ginástica rítmica. O Brasil agora busca uma vaga olímpica no mundial que será disputado em Valencia, na Espanha, em agosto.
“Estamos muito felizes e realizadas de conseguir cumprir a nossa série neste último dia. Muito obrigada pela torcida e voltar a trabalhar para os próximos objetivos”, disse Duda Arakaki.

“Estamos muito felizes, por toda a trajetória nesta competição. Não competimos bem no geral, o que abalou o grupo, porque treinamos muito, e mesmo assim apresentamos falhas em demasia. Ontem, ficamos até 1h da manhã conversando. Disse às atletas que a final do conjunto simples era a nossa última chance. Era como um leão caçando na savana. Ou abatíamos uma presa ou morreríamos de fome. Felizmente, elas conseguiram fazer uma apresentação sem erros visíveis. A gente sabe que, se não falharmos, vamos ao pódio. Hoje, no caso, além disso, ainda conseguimos o ouro, o que não esperávamos, porque foi a vez de a Itália errar. Certamente, esse resultado vai fortalecer a confiança de todas, para nos mantermos firmes nessa caminhada”, disse a treinadora Camila Ferezin.

A Confederação Brasileira de Ginástica, comemorou o feito pelas redes sociais. “Esse é o nosso Conjunto! Simplesmente arrebatador! Ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, nossa Seleção Brasileira deu nome e sobrenome dentro e quadra e acaba de arrematar a inédita medalha de OURO na etapa de Portimão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica!”.
Camila Ferezin disse que a consagração em Portimão é mais que especial uma vez que a viagem foi conturbada. “O grupo levou quatro dias para conseguir chegar ao local da competição, com o cancelamento de vários voos da TAP devido a uma greve. A equipe viajou de carro de Aracaju até Salvador. Na capital baiana, receberam a notícia do cancelamento do voo. Em seguida, voaram até São Paulo, onde pegaram um voo da KLM até Amsterdã. Lá, depois do cancelamento de um voo da TAP, finalmente conseguiram viajar até Lisboa – mas perderam a conexão para Faro, só conseguindo embarcar no dia seguinte”.
“Foi uma saga. Toda essa dificuldade deu um sabor ainda mais gostoso à conquista, e passar por cima de tudo isso torna a gente ainda mais forte”, contou a treinadora Camila.
O Brasil buscará uma das cinco vagas disponíveis para a competição por equipes nos Jogos de Paris (França), que terão 14 conjuntos (com cinco ginastas cada), no Campeonato Mundial da modalidade, entre 23 e 27 de agosto, em Valência (Espanha). Caso não consiga, terá uma última chance de classificação se for campeão no Campeonato Pan-Americano, previsto para ocorrer entre abril e maio de 2024.
Fotos: Divulgação/CBG