Saulo Santos Diniz assume Cadeira nº 100 da Patrona Júlia Kubitschek, no IHG-DF

O Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) tem um novo acadêmico: Saulo Santos Diniz, na cadeira de número 100, que tem como patrona Júlia Kubitscheck, mãe do Presidente JK. Um ingresso significativo pois Saulo é neto do fundador e primeiro presidente do IHGDF, o ministro Saulo Diniz, de 1964-1967.

A cerimônia foi aberta pelo presidente Paulo Castelo Branco e conduzida pelo diretor de comunicação do IHGDF Carlos Valoussiére Brandão e reuniu importantes autoridades de diversos segmentos, Acadêmicos, familiares e amigos.


O presidente do IHG-DF, casa de cultura que defende os valores de nossa capital, enalteceu as qualidades do novo acadêmico e disse que Saulo Santos Diniz irá fazer significativas contribuições culturais e educacionais e na preservação da memória dos grandes vultos da História de Brasília e do Brasil.

A Mesa foi composta pelas autoridades: Hélvia Paranaguá, secretária de Educação, o Mestre e Doutor Ronaldo Rebello de Britto Poletti, que presidiu o IHGDF até 2022; José Humberto Pires, secretário de Governo; Renato Rainha, conselheiro do TCDF; Bia Kicis, deputada federal; acadêmico do IHGDF Paulo Fernando, deputado federal; Natanry Ludowico Osório, acadêmica do IHGDF; Paula Belmonte, deputada distrital; Thiago Manzoni, deputado distrital e o acadêmico Carlos Hugo Studart Corrêa.

Saulo Santos Diniz é filho de Yvone Cavalcanti e Sérgio Diniz. É casado com Priscila Castelloes Diniz e pai de Rebecca e Ana Beatriz. Desde jovem mostrava seu talento como comunicador e agregador. Trabalhou na TV Nacional como Zé Galo no famoso programa Clube do Cacareco.

Pontapé inicial para uma carreira brilhante em produtoras de vídeos e emissoras de televisão como a TV Nacional, TV Brasília, Record, Rede Globo e TV Câmara.

Dedicou-se também ao empreendedorismo, em prol da cultura, da cidadania, da educação, e da comunicação. Caminhos que despertaram a veia política e a gestão pública. Ocupou cargos na esfera federal e no governo do DF. Foi defensor ferrenho da preservação das riquezas naturais e da área tombada de Brasília.

Saulo Santos Diniz foi saudado pela professora pioneira e acadêmica Natanry Ludowico Osório. Ela falou da importância da cadeira assumida por ele e lembrou da representatividade da família do empossado. “Logo na fundação da nossa cidade, seus avós Saulo Diniz e Heitor Cavalcanti, receberam a missão de mover as engrenagens da recém-construída capital do país”.

A professora pioneira de Brasília, lembrou dos personagens da história da cidade, do papel desempenhado pelos avós do novo acadêmico e da missão que será desempenhada por Saulo Santos Diniz no IHG-DF. “Com a juventude e gênese que possui, confiantes estamos, que agora, como um dos integrantes do Instituto, nos trará sua criatividade, experiência e inspiração para esta Casa, que em verdade, faz parte da sua história e de sua família”.

Encerrou suas palavras agradecendo pela honra em saudá-lo e pela presença de todos. “Que Deus o abençoe e o Divino Espírito Santo o ilumine hoje, agora e sempre. Parafraseando São Paulo, vamos com fé e coragem, combater o bom combate”.

Saulo Diniz iniciou suas palavras assegurando que o universo estava conspirando a favor. Disse que receber a missão de ocupar tão significativa cadeira era mais que honra. Uma missão de permanecer inevitavelmente atrelado à educação.

“Júlia Kubitscheck foi professora mestra e educadora exemplar, nunca abriu mão de sua profissão, e fez do ensino o sacerdócio da sua existência. Sabia que a educação era o caminho para um futuro digno. Seus filhos Nonô e Naná aprenderam com ela não só as lições que ministrava nas salas de aula em Diamantina, aprenderam a dignidade, a honradez e a alegria de servir sem se servir”, declarou.

Saulo lembrou que a cadeira 100 do IHG-DF foi anteriormente ocupada pelo talentoso jornalista mineiro Mário de Almeida, que ajudou o amigo JK a embalar o sonho de transformar a nova capital em uma realidade.
“Hoje esse honroso convite tem me levado a concluir que venho sendo conduzido por forças que vão além da nossa existência. O ciclo de coincidências que envolvem a minha posse se configura, em mais alto grau, por ser neto do mentor, fundador e primeiro presidente do IGHDF, Ministro Saulo Diniz”.

Disse que seu avô paterno era companheiro e amigo fraternal de Juscelino Kubitscheck desde o tempo da Prefeitura de Belo Horizonte. “Vovô sempre teve espírito visionário. Criou a Associação Brasileira de Amparo aos Leprosos – ABAL , idealizou e auxiliou a criação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, do Instituto de Energia Nuclear de Minas Gerais e da maior usina siderúrgica do Brasil, a USIMINAS. Foi Deputado Federal e Ministro da primeira Corte do TCDF. Enfrentou várias adversidades para fundar este Instituto. De questões financeiras para a execução da obra e até mesmo o delicado momento político vivenciado à época, tornaram o caminho árduo”.

“Brasília é fruto do sonho de JK, maior empreendedor e estadista da história de nosso país, e de milhares de brasileiros que vieram para cá trabalhar e empreender. Diante destes fatos relatados e na emoção deste momento digo a todos os presentes: serei a partir de hoje um dos maiores defensores dos valores de nossa capital, primeira cidade moderna a receber o honroso título de Patrimônio Cultural da Humanidade”, declarou o novo integrante do IHG-DF.

Assegurou que não medirá esforços para valorizar e difundir os feitos dos pioneiros de Brasília. “Buscarei parcerias em todas as esferas da iniciativa pública e também na iniciativa privada, para que o Instituto passe a integrar nos roteiros turísticos e educacionais de todos aqueles que desejam conhecer a História da criação de nossa cidade e do Brasil. Agindo assim manterei também viva a história de minha família”.

E finalizou dizendo que “Preservar a história é garantir o futuro para as novas gerações”.

Enquanto o público o aplaudia, o presidente Paulo Castelo Branco lhe entregou o diploma e os integrantes da mesa o homenagearam.



O novo integrante do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Saulo Santos Diniz, foi homenageado pelo ex-presidente Professor Doutor Ronaldo Rebello de Britto Poletti, pela secretária de Educação Hélvia Paranaguá e pelo secretário de Governo José Humberto Pires, e demais integrantes da Mesa.





A política é a arte do bem comum. E todos nós fazemos política sem sermos políticos por meio da política de relacionamento, da boa vizinhança, social, de trabalho, de expressão e a política de caráter. Independente das escolhas, podemos melhorar a qualquer momento. Ganhos que estes que virão em forma de amigos, de oportunidades, de portas abertas, de paz, de consciência tranquila, de crescimento pessoal.

Saulo Santos Diniz está colhendo os frutos. Ele mostra que fazer política é construir pontes, contribuir com a constituição de cidadania, do respeito a diversidade de ideias e o bem público. E com uma sociedade com mais empatia, respeito e verdade. Ele sabe que a grande maior verdade de tudo é o amor.

A cerimônia foi encerrada com calorosos aplausos e muitos cumprimentos. Tanto o novo acadêmico, quanto seu pai Sérgio Diniz foram festejados por pessoas que foram essenciais para escrever importantes capítulos da história de Brasília e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.



Dentre as personalidades as presenças ilustres dos ministros aposentados do Supremo, Carlos Mário Veloso e Marco Aurélio Melo; do ministro do TST, Ives Gandra da Silva Martins Filho; Hugo Napoleão, ex-ministro e ex-governador; Henrique Hargreaves, ex-ministro-chefe da Casa Civil; do ex-senador e ex-governador Paulo Octávio; escritor Adirson Vasconcelos, maestro Cláudio Cohen, Fernando Brites, presidente da ACDF, colunista do Correio Braziliense Jane Godoy, apresentador William Galvão, da TV Justiça, cineasta Vladimir Carvalho, dentre outras importantes presenças.



Priscila Castelloes Diniz, esposa do novo confrade, Saulo Diniz, recebeu os convidados e familiares com um delicioso bufê, na casa que respira cultura e história. Viva Brasília e seus valores.
















Fotos: Cláudio Andrade