Vinhos brasileiros são premiados com ouro e prata no 47º Challenge International du Vin

O Brasil acaba de angariar mais prêmios internacionais para seus vinhos: no final de abril, 31 distinções foram alcançadas no 47º Challenge International du Vin, realizado entre os dias 21 e 22 em Bordeaux, capital mundial do vinho.
Organizado pela Asociación CDV – Concours Des Vins, o concurso é tido como a mais antiga competição de vinhos e destilados organizada na França.
Ao todo, a atual edição reuniu 2.666 amostras de 24 países, que foram avaliadas por 400 degustadores internacionais.
Vale salientar que cada vinho ou destilado é provado por um painel de quatro provadores, dos quais pelo menos dois terços são provadores de vinhos qualificados.

Dos 31 prêmios alcançados pelos vinhos e espumantes nacionais, dois são especiais de categoria, 23 são Medalhas de Ouro e seis de Prata – os prêmios especiais destacam a melhor pontuação de Medalha de Ouro de cada categoria, registrando de 95,33 a 100 pontos.

Os exemplares são da Serra Gaúcha e de Campos de Cima da Serra. Os Campos de Cima da Serra estão há quase mil metros de altitude, então os dias de verão são quentes, mas a noite é bem amena. Isso, aliado ao solo que é mais argiloso, como na Serra, proporciona uma maior intensidade aromática para as uvas tintas.
Ambos os prêmios especiais do Brasil foram para produtos da Vinícola Campestre, localizada em Vacaria, no Rio Grande do Sul. O Zanotto Espumante Moscatel levou o Prêmio Especial Espumante Branco, já o Zanotto Espumante Moscatel Rosé recebeu o Prêmio Especial Espumante Rosé.
Premiados brasileiros no 47º Challenge International du Vin na França

Prêmio Especial Espumante Branco
Zanotto Espumante Moscatel – Vinícola Campestre – Vacaria -RS
Prêmio Especial Espumante Rosé
Zanotto Espumante Moscatel Rosé – Vinícola Campestre
Medalha de Ouro

- Arte Viva Elementar Merlot 2021 – Vinícola Arte Viva
- Aurora Reserva Merlot Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora
- Casa Valduga 130 Espumante Blanc de Noir – Casa Valduga Vinhos Finos
- Casa Valduga 130 Espumante Brut – Casa Valduga Vinhos Finos
- Casa Valduga Terroir Exclusivo Marselan 2020 – Casa Valduga Vinhos Finos
- Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
- Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi
- Garibaldi Espumante Prosecco Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi
- Maison Forestier Chardonnay 2022 – Maison Forestier Vinhos e Espumantes
- Microlote Chardonnay – Vinícola Uvva
- Ponto Nero Live Celebration Espumante Brut – Ponto Nero
- Salton Espumante Brut Rosé – Vinícola Salton
- Sozo Terroir Barbera 2021-2022 – Sozo Vinhos de Altitude
- Zanotto Corte Reserva 2020 – Vinícola Campestre
- Zanotto Espumante Moscatel – Vinícola Campestre
- Zanotto Espumante Moscatel Rosé – Vinícola Campestre
Medalha de Prata
- Casa Valduga Premivm Espumante Extre Brut – Casa Valduga Vinhos Finos
- Ponto Nero Cult Espumante Brut – Ponto Nero
- Ponto Nero Cult Espumante Brut Rosé – Ponto Nero
- Salton Ouro Brut Rosé – Vinícola Salton
- Salton Prosecco Rosé – Vinícola Salton
- Zanotto Malbec 2020 – Vinícola Campestre
De acordo com a Associação Brasileira de Enologia, o Brasil já soma 147 premiações em concursos internacionais somente este ano. Os prêmios vêm de oito concursos realizados em diferentes países da Europa, como Espanha, França, Grécia e Portugal – só da França são 79 distinções.
O vinho é uma bebida que provém da transformação da fruta, a uva. É uma bebida alcoólica, e como tal apresenta riscos quando consumido da maneira incorreta e/ou em altas quantidades. Mas se consumido com moderação, pode trazer muitos benefícios à saúde. Além de fazer bem ao coração, consumo moderado da bebida também beneficia a flora intestinal, segundo um estudo publicado em The American Journal of Clinical Nutrition, em fevereiro de 2023.
A bebida também melhora os processos cognitivos, combate o envelhecimento precoce, ele ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura além de estimular as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos.
São muitos os estudos que demonstram que beber vinho tinto de forma equilibrada e moderada, previne demências e doenças degenerativas do cérebro. Existem compostos presentes nas uvas que ao serem fermentadas em vinho, possuem o benefício de evitar a aparição dos estreptococos e bactérias vinculadas às cáries, além de serem muito eficazes contra a gengivite e até dores de garganta.
O vinho, além de ser gostoso e saudável, combate o cansaço, agrega pessoas e proporciona bem-estar. Mesmo com todos estes benefícios, o vinho tinto deve ser desfrutado com moderação.
Fotos: Reprodução