Amêndoa: oleaginosa que além de dar sabor às refeições, oferece inúmeros benefícios ao corpo

Saborosas, versáteis e muito saudáveis. As amêndoas se tornaram indispensáveis no cardápio diário de quem quer aliar um alimento delicioso aos cuidados com a saúde e a beleza.
A pequena e crocante oleaginosa além de dar mais sabor e estilo às refeições, oferece inúmeros benefícios ao corpo. Ela atua, por exemplo, na promoção do envelhecimento saudável, na melhora da saúde da pele, da energia física e no suporte à uma dieta calórica.
Com as taxas de sobrepeso aumentando cada vez mais em todo o mundo, inclusive no Brasil, os estudiosos têm se dedicado a pesquisar alimentos que possam auxiliar as pessoas a controlar o peso. Entre eles, se destaca a amêndoa, por várias razões.
Um estudo realizado pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, em 2019, mostrou que o consumo de porções pode diminuir a fome entre as principais refeições do dia, suprimindo aquela vontade de comer alimentos mais gordurosos que podem levar ao aumento de peso. O trabalho ainda revelou que os participantes que lancharam amêndoas no meio da manhã reportaram uma menor fome geral ao consumir amêndoas em comparação com biscoitos ou água, por exemplo.

Cientistas acreditam que por conta de seu alto teor de fibras, as sementes ajudam a regular o trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico. Isso torna a digestão mais lenta. Resultado: a pessoa sente menos fome.
Outra pesquisa sobre o tema, publicada no European Journal of Nutrition, também sugeriu que, em vez de pular um lanche ou ficar em jejum, comer amêndoas como lanche no meio da manhã pode mitigar a fome, já que se consome espontaneamente menos calorias no decorrer do dia.

A amêndoa é uma das maiores fontes naturais de Vitamina E. Isso significa que ela também atua como um potente antioxidante, protegendo as células dos efeitos dos radicais livres, que podem danificá-las. Ela ainda ajuda a prevenir o envelhecimento precoce dessas células.
Uma pesquisa da Universidade da California, realizada em 2021, financiada pela ABC (Almond Board of California), sugere que a oleaginosa pode ser eficaz para melhorar as rugas faciais e reduzir a pigmentação da pele entre mulheres na pós-menopausa com tipos de pele I (que sempre queima, mas nunca bronzeia) e II (que geralmente queima, mas bronzeia minimamente) na escala de Fitzpatrick.

A amêndoa também é rica em ômega 3, 6 e 9, gorduras saudáveis que as torna uma ótima opção de snack saudável e de alimentos para controle de peso. Ao todo, a semente reúne 15 nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por todo este poder nutricional podem podem ser ingeridas nas mais diversas formas, em vários momentos do dia, de acordo com o gosto de cada pessoa.
“As amêndoas são ricas em alfa-tocoferol, que tem funções antioxidantes e podem ser parcialmente responsáveis pelos efeitos que vemos tanto nas rugas quanto no tom de pele em mulheres na pós-menopausa”, revela o Dr. Raja Sivamani, dermatologista e pesquisador principal deste estudo.
Esta nutritiva semente também têm benefícios que podem ajudar na luta contra a Diabetes e as doenças cardíacas, pois auxiliam de forma eficiente no controle dos níveis de açúcar do sangue. Além disso, sua concentração de magnésio ajuda a evitar picos de glicose. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

“Nosso estudo mostrou que as amêndoas moderaram a resposta de açúcar no sangue pós-lanche. Isso é importante porque níveis constantemente altos de açúcar no sangue depois de comer um lanche ou uma refeição podem estar associados a um risco aumentado de doença cardíaca e morte por todas as causas independentemente de a pessoa ter diabetes tipo 2 ou não”, revela Rachel Brown, pesquisadora e professora do Departamento de Nutrição da Universidade.
O estudo ainda mostrou que substituir lanches menos saudáveis por amêndoas, além de otimizar o controle de peso, auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de glicose no sangue. E os benefícios do consumo das amêndoas não param por aí: elas também ajudam na perda da gordura abdominal, na redução dos níveis de colesterol ruim e no controle da pressão arterial.


A Almond Board of California é uma organização sem fins lucrativos que administra uma Ordem Federal de Marketing decretada pelos produtores sob a supervisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, fundada em 1950, em Modestoe, Califórnia. A associação oferece amêndoas naturais, saudáveis e de qualidade, através da liderança no desenvolvimento estratégico do mercado, pesquisa inovadora e adoção acelerada de melhores práticas da indústria em nome dos mais de 7.600 agricultores e processadores de amêndoas no Estado, a maioria dos quais são operações familiares multigeracionais.
Fotos: Reprodução