Ricardo Cappelli é Cidadão Honorário de Brasília

CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Ricardo Cappelli na presença do ministro da Justiça Flávio Dino

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, é o novo Cidadão Honorário de Brasília. A outorga do título foi uma homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal em reconhecimento à sua atuação exemplar como interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, após os atos de vandalismo registrados no dia 8 de janeiro de 2023.     

A sessão solene foi presidida pelo deputado Wellington Luiz, presidente da CLDF e autor do projeto de decreto legislativo que concedeu o título de cidadão honorário a Cappelli. A honraria foi aprovada pela unanimidade da Casa. 

Dentre as personalidades o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Senador eleito pelo Maranhão e ex-governador daquele estado, General Marcos Antonio Amaro dos Santos, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo; procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg, Secretário Nacional de Economia Verde, secretário de Segurança Sandro Torres Avelar, diretor geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido da Silva; Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, governador da Paraíba, João Azevêdo, os deputados distritais Chico Vigilante, Fábio Felix, Max Maciel, Gabriel Magno, Dayse Amarilio, ex-presidente da Câmara Legislativa, Geraldo Magela, amigos e servidores públicos.

CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Ricardo Cappelli

Os secretários nacionais Wadih Damous (Consumidor), Marivaldo Pereira (Acesso à Justiça), Elias Vaz (Assuntos Legislativos), Marta Machado (Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos) e Rafael Velasco (Políticas Penais), além de assessores especiais e servidores do Ministério compareceram ao evento. 

“Esta homenagem é um tributo à democracia”, disse o deputado Wellington Luiz, que prosseguiu: “O que aconteceu nos envergonha como brasilienses, mas nos levantamos pelas mãos de pessoas como o ministro da Justiça, Flávio Dino, e Ricardo Cappelli, que veio para o Distrito Federal salvar a democracia, salvar esta cidade”. 

Deputado Chico Vigilante, na sessão solene de outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília a Ricardo Cappelli

O Ministro Dino enalteceu a capacidade agregadora de seu secretário-executivo e afirmou que Cappelli é merecedor do título de Cidadão Honorário pela “capacidade de unir pessoas diferentes, de unir pessoas de várias origens, unir civis e militares”, característica colocada em prática durante os 23 dias de intervenção. 

“Todos que aqui reconhecemos as tuas virtudes e, sobretudo, essa crença férrea no humanismo, no socialismo e na democracia. A democracia que faz com que consigamos resistir até o inesperado, até o inusitado, como foi o dia 8 de janeiro. E é nessa moldura que trafegamos e conseguimos realizar os nossos talentos“, disse o ministro Flávio Dino.

Ministro da Justiça Flávio Dino na sessão solene da CLDF em homenagem a Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli foi saudado pelo ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Marcos Antonio Amaro dos Santos, que externou admiração “pelo exemplo de grandeza e firmeza na solução dos problemas”.

“A homenagem é à minha pessoa, mas também a todos aqueles que garantiram a estabilidade e a democracia nos dias que se seguiram ao dia 8”, afirmou Cappelli durante seu discurso.

CLDF entrega Título de Cidadão Honorário de Brasília a Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli disse que a honraria concedida pela Câmara é uma homenagem à democracia brasileira. Durante o discurso, compartilhou a homenagem com os dirigentes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Lembrou que os homens e mulheres integrantes dessas forças estiveram ao seu lado “desde o momento em que entrei na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal” e agradeceu o apoio das corporações. Também agradeceu pela confiança do ministro Flávio Dino e do presidente Lula. 

bernadetealves.com
Ricardo Cappelli é agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília

“Essa homenagem me honra muito, foi uma missão de muitas mãos, de mãos que não vacilaram. Foram 23 dias de muita intensidade, firmeza e força e também de muita convicção em torno daquilo que era o importante para o país: unir o país. Temos de punir quem cometeu crimes, mas preservar as instituições. Não é possível fazer segurança pública sem as nossas polícias, com desconfiança. Desconfiança com desconfiança jamais vai gerar confiança. Precisamos dar um passo no Brasil, confiar nas instituições e unir o Brasil em torno de um projeto de desenvolvimento”, afirmou o novo Cidadão Honorário de Brasília.

bernadetealves.com
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, é Cidadão Honorário de Brasília

Para ele, o Brasil foi vítima de um golpe montado a partir do dia seguinte às eleições. “Não há nada que mude isso”, reafirmou. Agora, “a ideia é punir os responsáveis e preservar as instituições. Precisamos unir o país”, concluiu, sendo aplaudido de pé.

Cidadão Honorário de Brasília

Ricardo Cappelli, deputado Wellington Luiz e Ministro da Justiça Flávio Dino

Ricardo Garcia Cappelli, nasceu no Rio de Janeiro, é jornalista, com especialização em Administração Pública. Com 15 anos de experiência na administração pública brasileira, Cappelli ocupou cargos de direção nos três níveis de governo. 

Antes de assumir a secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli foi secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte (2013-2015), atuou na representação institucional do Governo do Maranhão em Brasília (2015-2021) e foi secretário de Comunicação Social do Maranhão (2021-2022), entre outras funções. 

bernadetealves.com
Governador do Maranhão Carlos Brandão com Ricardo Cappelli, Cidadão Honorário de Brasília

“Dia de honra ao amigo Ricardo Cappelli, que recebeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília por sua atuação contundente à frente da intervenção na Segurança Pública do DF, contra os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Excelente trabalho que merece reconhecimento”, disse o governador Carlos Brandão, em mensagem nas redes sociais após a solenidade.

Fotos: Reban Lisboa/Agência CLDF e Reprodução